5 dicas para viajar de avião com crianças durante a pandemia

viajar de avião com crianças durante a pandemia

Viagens em família podem ser um desafio – e viajar de avião com crianças durante a pandemia passou a ser um deles. Afinal, a pandemia de COVID-19 trouxe uma série de mudanças em nossas vidas, incluindo cuidados específicos para poder embarcar em sua viagem de modo seguro para você, sua família e as demais pessoas que estão compartilhando o mesmo ambiente.

A boa notícia é que viajar, mesmo neste período diferente, é possível. E, melhor, ainda vai proporcionar lembranças especiais para todos.

Para isso funcionar, você precisa de algumas informações – como as dicas que verá neste artigo. Quanto mais preparo tiver a respeito dos protocolos de viagem, melhor poderá preparar as crianças com antecedência sobre o que esperar em aeroportos, check-ins em hotéis, parques temáticos e muito mais.

Posso viajar de avião com crianças durante a pandemia?

Sim, é plenamente possível viajar durante este momento, dando atenção a alguns detalhes. Por isso, antes de viajar, verifique as recomendações das autoridades brasileiras, assim como o status do seu destino final em relação à Covid-19. E, logicamente, não viaje se não estiver se sentindo bem!

Ao cotar suas passagens, procure voos diretos. Afinal, limitar a necessidade de trocar de avião e andar pelos terminais reduz riscos de contato. Além disso, quanto mais curto for o voo, melhor. Por isso, ao planejar viajar de avião com crianças durante a pandemia, considere os destinos nacionais.

Veja algumas sugestões para passeios incríveis:

  1. Passagem mais barata para Jericoacoara: viaje para o paraíso
  2. Viagem para João Pessoa: a capital mais arborizada do Brasil
  3. Saiba porque uma viagem para a região serrana do Rio pode ser o destino ideal para você​​​

Além disso, alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança de todos durante o trajeto – saiba mais a seguir.

Dicas para viajar de avião com crianças durante a pandemia com segurança

Confira a seguir alguns cuidados essenciais que você e toda a família devem ter ao realizar viagens aéreas. Além das recomendações dos órgãos mundiais da saúde, algumas determinações vêm das próprias companhias aéreas e devem ser seguidas à risca.

1) Use as máscaras de proteção

A menos que seus filhos tenham menos de 2 anos de idade, eles precisarão usar uma máscara facial enquanto estiverem no aeroporto e no avião.

Algumas coberturas faciais são mais confortáveis ​​e proporcionam um ajuste melhor para crianças do que outras. Por isso, recomendamos encontrar a máscara certa para as crianças bem antes da viagem. Se possível, opte por alguma com a qual elas já estejam acostumadas, assim ficarão mais confortáveis durante a viagem.

É importante verificar com a sua companhia aérea, antes do voo, quais são as máscaras permitidas. Alguns tipos comuns de máscaras não são permitidos, como os modelos com orifícios na cobertura, válvulas de expiração – se você pretende viajar de avião com crianças durante a pandemia, esse é um detalhe importante. 

2) Crie uma rotina de higiene para viagens aéreas

Durante a viagem, todos os pais e responsáveis devem tomar as precauções padrão para si e para seus filhos. Isso inclui higienizar as mãos com frequência, usando água e sabão (quando possível) ou com um gel à base de álcool.

Além disso, lembre-se de desinfetar, antes do uso ou quando achar necessário, smartphones, máquinas fotográficas, tablets, brinquedos, garrafas de água e mamadeiras, entre outros.

Ao planejar viajar de avião com crianças durante a pandemia, vale combinar com ela antecipadamente os detalhes de segurança durante este período. Assim, elas devem ser instruídas a não tocar superfícies de alto contato – como corrimãos, botões de elevador, maçanetas, entre outros – higienizar as mãos, manter a máscara, etc.

3) Tenha um “kit de sobrevivência a bordo”

Viajar de avião com crianças durante a pandemia envolve cuidados especiais. Mas, a boa notícia é que é seguro viajar de avião e as companhias aéreas estão aprimorando ainda mais os procedimentos de limpeza e higiene. Mas você pode garantir um nível de segurança extra se colocar alguns itens especiais na mochila das crianças, como:

  • Toalhas descartáveis que podem ser usadas para forrar as poltronas ou travesseiros;
  • Lenços de limpeza para reforçar a higienização do assento, bandeja, cinto de segurança, entre outros;
  • Álcool gel e máscaras extras – afinal, acidentes acontecem;
  • Lanches rápidos, como sucos, sanduíches e biscoitos;
  • Canudos e guardanapos extras, que podem ajudar a ter uma hora do lanche mais tranquila a bordo. Falaremos sobre isso mais adiante.

4) Evite aglomerações

Sabemos que aeroportos são locais de alta circulação e com um grande volume de pessoas. Isso é ainda mais comum durante as férias, finais de semana e feriados. No entanto, os protocolos em vigor contemplam essa situação para oferecer proteção aos usuários.

Por isso, ao planejar viajar de avião com crianças durante a pandemia, obedeça as orientações dos aeroportos e companhias aéreas. Observe, também, estes cuidados:

  • Evite áreas lotadas, espaços fechados sem ventilação adequada;
  • Mantenha sempre uma distância física de pelo menos 1,5 metro das pessoas em público;
  • Sempre que possível, opte por permanecer em espaços ao ar livre.

5) Tenha cuidado ao se alimentar no avião

Seu filho pode tirar a máscara facial por um breve período, seja para tomar uma bebida ou um lanchinho durante o voo. Para que isso possa acontecer com mais tranquilidade para você ao viajar de avião com crianças durante a pandemia, vale se planejar.

Uma dica é levar o lanche de casa. Embora muitas companhias aéreas tenham retomado algum nível de serviço de bordo, ele ainda é reduzido em relação aos níveis anteriores. Por isso, sua melhor aposta é embarcar preparado para atender às necessidades de bebidas e lanches de seus filhos.

Dica extra: confira nosso infográfico 15 dicas para viajar com segurança durante a pandemia. Você vai gostar!

Viajar de avião com crianças durante a pandemia: um desafio que compensa

Voar com crianças pequenas exige maiores cuidados – mesmo nos melhores momentos. Mas não é algo impossível de lidar e pode trazer lembranças pra lá de recompensadoras.

Então monte seu “kit de sobrevivência”, pegue os documentos, coloque a máscara, carregue os tablets e divirta-se na companhia das pessoas que ama.

Mas, lembre-se, planejar sua viagem com antecedência vai tornar tudo ainda mais fácil. Especialmente se você cotar suas passagens aéreas com a Zupper, que oferece sempre os melhores preços para destinos incríveis.

Clique a seguir e confirme porque viajar de avião com crianças, ou não, é sempre muito melhor com nossos preços:

COTAR PASSAGEM COM A ZUPPER!

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem