Como os hotéis evitam contaminação? Fique por dentro!

Hotéis evitam contaminação

Higienização frequente de objetos, distanciamento e menos contato físico: veja como os hotéis evitam contaminação contra vírus e bactérias e viaje bem!

Assim como outros segmentos, o turismo também foi um setor muito afetado pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

A solução, como sempre acontece em momentos desafiadores como o atual, foi buscar alternativas para se adequar às exigências atuais para continuar a receber seu público com a devida segurança.

Se você está pensando em viajar e está com receio de como o setor hoteleiro se preparou para a retomada de atividade, confira como os hotéis evitam contaminação e mantêm o ambiente seguro para seus hóspedes.

Novos protocolos de proteção no setor hoteleiro

Seja a trabalho ou planejando uma viagem a lazer, hotéis e pousadas são uma opção para quem vai para um destino onde não tem parentes ou amigos e, consequentemente, precisa reservar um local para se acomodar com conforto e segurança.

Além de preço, localização e serviços oferecidos, outro item entrou para a lista de pesquisa dos hóspedes: conhecer os protocolos de higiene e proteção que garantam maior segurança em relação à Covid-19.

Natural que seja assim, tanto que o setor de hotelaria começou um movimento em busca de soluções logo no início da pandemia. Na verdade, como os hotéis evitam contaminação em sua rotina normal, a ideia foi reforçar ainda mais os cuidados que sempre figuraram entre as prioridades dos estabelecimentos que atendem com qualidade.

Para começar, passaram a seguir os protocolos indicados pelos principais órgãos da saúde, com distanciamento social, dispensers com álcool gel espalhados pelos espaços, cuidados redobrados e contínuos com a higiene, uso de máscaras, etc.

No entanto, para proteger seus hóspedes e equipe de trabalho, outras providências foram tomadas. O Ministério do Turismo, por exemplo, criou o selo de qualidade chamado Turismo Responsável para atestar que os estabelecimentos que o ostentam adotaram as melhores práticas para evitar a propagação do novo coronavírus.

Além de locais de hospedagem como hotéis, parques temáticos, locais que servem refeições, locadoras de veículos, entre outros empreendimentos da cadeia turística, também têm direito a pleitear esse certificado.

Saiba, a seguir, como os hotéis evitam a contaminação pelo novo coronavírus e outros  vírus e bactérias!

Redução no número de hóspedes

Uma das primeiras medidas de segurança adotada pelos hotéis, seguindo os protocolos dos principais órgãos de saúde, junto com medidas de higiene, foi limitar o número de hóspedes.

Funcionando aquém da capacidade do hotel, fica mais fácil preservar o isolamento e reduzir o contato entre as pessoas.

Treinamento aos colaboradores

Os hotéis evitam contaminação através, também, do comportamento de todos os seus  colaboradores. Por isso, a rede hoteleira investiu em capacitação que envolveu informações como:

  • A Covid-19: o que é, forma de contágio, sintomas, a quem recorrer em caso de suspeitas, etc;
  • Como proceder caso identifique hóspedes com sintomas da doença – tanto em relação à pessoa com suspeita, como a quem informar no hotel para que medidas cabíveis sejam tomadas;
  • Protocolos de higiene e proteção adotados pelo hotel, conscientizando sobre o papel de cada um nesse processo, bem como distribuindo funções, horários, etc;
  • Uso de EPIs – equipamentos de proteção individual: quando usar, quando devem ser trocados, como higienizar, entre outras informações.

Com um bom atendimento sua viagem será muito mais tranquila!

Prezando pelo distanciamento social

Os hotéis evitam contaminação com hábitos e protocolos de higiene, mas também, com a modificação de todos os espaços comuns.

Dessa forma, em espaços de convivência, como refeitório ou recepção, foram colocadas marcações claras no piso a respeito do distanciamento. 

Nos restaurantes mesas foram redistribuídas, mantendo a devida distância entre elas. O mesmo ocorreu com sofás e poltronas espalhados pelos lugares comuns, todos com marcações que evidenciam a necessidade de distância entre os hóspedes.

O uso de elevador também exige um novo comportamento, evitando que pessoas de diferentes grupos usem-no em conjunto e, ainda, estimulando o uso de escadas, no caso de andares mais baixos.

Áreas de lazer como a piscina são higienizadas constantemente por funcionários que também cumprem todo o protocolo de higiene, fazendo uso de máscaras, álcool e desinfetantes.

Enfim, cada espaço do hotel recebeu atenção especial para que seu uso seja seguro e confortável por todos, seja adulto ou criança.

Alimentação

Dentro de cada quarto, todos os pertences são separados de forma reservada. Alguns restaurantes ainda funcionam no formato buffet e outros optaram por individualizar pratos e opções que antes eram compartilhadas.

Talheres são embalados e higienizados um a um, separados em cada mesa para uso pessoal. Todos os garçons e cozinheiros também seguem estritamente os protocolos de higiene – e assim, os hotéis evitam contaminação e protegem as pessoas que recebem em suas dependências.

Higiene e limpeza

Cada estabelecimento vem adotando seu próprio protocolo de segurança e higiene, mas de maneira geral, todos os programas se estruturam sobre os mesmos aspectos. São eles:

  • Atenção redobrada com higienização de quartos, portas, maçanetas e instrumentos inerentes ao toque dos hóspedes;
  • Uso de desinfetantes de nível hospitalar e limpeza feita em intervalos curtos de tempo;
  • Treinamento de toda equipe de colaboradores e, ainda, prestadores de serviços;
  • Priorização da ventilação natural dos ambientes e utilização de áreas ao ar livre;
  • Evitar contato físico muito próximo nos setores de atendimento, como recepção.

Outras medidas estão sendo adotadas para aumentar ao máximo a proteção dos hóspedes. Em Portugal, o The Magnolia Hotel, no Algarve, disponibiliza lavanderia aos hóspedes que chegam para desinfectar suas roupas antes da viagem.

Outro hotel, na Croácia, dispõe de um produto para desinfectar a bagagem de seus hóspedes logo na chegada. O spray é passado em toda a bagagem antes do próprio check-in no hotel.

No Brasil, muitos hotéis lavam as roupas de cama e banho a uma temperatura elevada, ensacando-as com cuidado, e colocam um selo nos quartos, como forma de comprovar que o ambiente – e tudo o que há nele – passou por um rigoroso processo de limpeza e higienização.

De fato, os hotéis evitam contaminação através de uma série de cuidados que protegem os usuários de todos os ambientes.

E essa proteção pode ser ainda maior com a atitude dos próprios hóspedes que, entre outras iniciativas, podem diminuir o número de limpeza feita pelo serviço de quarto do hotel e levar suas próprias fronhas, toalhas, travesseiros e outros itens de uso pessoal.

Quer saber mais? Acesse o nosso blog e leia artigos que vão melhorar ainda mais sua experiência – como o que selecionamos a seguir:

Veja dicas básicas para quem vai viajar e se hospedar em hotel

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem