Costa das Baleias, na Bahia: uma viagem a praias lindas e menos movimentadas

praias menos movimentadas

Se você está em busca de praias menos movimentadas e muita beleza natural para sua próxima viagem, a nossa dica hoje é a Costa das Baleias, que fica no litoral sul da Bahia.

Além de praias tranquilas, paisagens de tirar o fôlego e lugares sob medida para relaxar sob o sol, a Costa das Baleias é o lugar para quem quer avistar esses animais tão fascinantes, que se instalam na região para procriar no inverno.

Comece já a planejar sua viagem com as dicas e informações imperdíveis a seguir!

Costa das Baleias: como chegar?

Existem muitas formas de chegar à Costa das Baleias e suas praias menos movimentadas. Quem vem de avião pode chegar pelos aeroportos de Porto Seguro e Teixeira de Freitas e fazer o restante do trajeto de carro alugado ou transfer: cerca de 3h30 vindo do primeiro e 1h30 saindo do segundo.

A opção de usar o avião e alugar um carro pode ser mais econômica: além dos descontos nas passagens aéreas que você encontra na Zupper, alugar um carro permite que você conheça as outras praias menos movimentadas por conta própria, sem ficar preso aos custos e horários dos pacotes locais.

E, muito importante, é que sejam tomadas todas as medidas de proteção. Por isso, elaboramos um infográfico para você viajar com segurança mesmo durante a pandemia.

praias menos movimentadas

Onde ficar na Costa das Baleias?

A região é formada por cinco cidades:

  • Alcobaça
  • Caravelas
  • Mucuri
  • Nova Viçosa
  • Prado

A Praia de Prado é a melhor opção em termos de infraestrutura e atrações, seja para uma viagem romântica, em família ou com os amigos.

Além de seus mais de 84km de praias menos movimentadas – mas exuberantes e cercadas por falésias lindas (das mais selvagens às com guarda-sóis e infraestrutura completa), Prado ainda tem um centro histórico muito simpático, uma boa rede de hospedagem e restaurantes para todos os tipos de bolsos e gostos.

Em Prado você ainda pode escolher entre dois pontos: as vilas de Cumuruxatiba e Corumbau.

Cumuru, apelido carinhoso dado pelos moradores à Cumuruxatiba, tem opções de hospedagens bem variadas – de campings às pousadas hippie chics – guarda um clima tranquilo e rústico de cidade pequena à beira mar, com praias menos movimentadas e muita tranquilidade.

Mas isso não significa que o lugar guarde só opções para descansar: a Praia do Centro é conhecida por seus bons restaurantes e música para deixar o clima ainda mais convidativo.

Corumbau tem um uma rede hoteleira mais reduzida, mas restaurantes à beira mar para quem quer passar o dia petiscando frutos do mar fresquíssimos a poucos passos da água salgada, em praias menos movimentadas. Lá ainda é possível fazer passeios de barco pelo Rio Corumbau ou ir até o recife de corais de Itacolomi.

Além das praias menos movimentadas: o que fazer na Costa das Baleias?

A Bahia tem mesmo muitos encantos e surpresas. Falando em passeios e atrações na região, apesar de Prado concentrar a melhor infraestrutura e algumas das atrações que já abordamos acima, as outras cidades da região oferecem atrativos incríveis para quem quer desfrutar as belezas e praias menos movimentadas da Costa das Baleias.

Alcobaça é conhecida por seu Mosteiro e sua belíssima arquitetura, considerado o primeiro monumento integralmente gótico do Brasil. Além disso, a cidade é um passeio imperdível para quem é fã de mergulho: lá é possível encontrar dois naufrágios, o Guadiana e o Nébula.

Caravelas, por exemplo, é o ponto de partida para os passeios que levam ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, um dos maiores ícones brasileiros quando o assunto é unir turismo à preservação. 

O parque protege o principal berço de baleais jubarte do Atlântico Sul – que, de julho a novembro, escolhem a região para reproduzir e ter seus filhotes -, além de acolher tartarugas, pássaros e uma infinidade de flora e fauna.

praias menos movimentadas

Mucuri ganhou fama pelas belezas de suas praias de características selvagens e quase intocadas pelo homem:

  1. Gesuel – mar com ondas médias e água esverdeada – atenção: o ideal é levar água e comida porque não há bares ou restaurantes por perto;
  2. Costa Dourada – as falésias avermelhadas dão nome à praia que tem, ainda, manguezal, pequenos rios e exemplares da Mata Atlântica;
  3. Lençóis – excelente para caminhar pela areia branca, observando falésias e coqueiros;
  4. Sossego – com alguns restaurantes e quiosques, oferece tranquilidade e mar com água quente.

Nova Viçosa, por sua vez, possui manguezais que inspiraram artistas do mundo todo – como o artista plástico Frans Krajcberg, considerado “o poeta da madeira”. Ou seja: toda a região tem opções de turismo e entretenimento que agradam os mais variados tipos de viajantes.

A simpática cidadezinha oferece as praias urbanas, contornadas por quiosques e coqueirais, como Lugar Comum, Pau Fincado e Pontal da Barra, que formam sua orla central. 

Mas há a opção de praias menos movimentadas na Costa do Atlântico, todas elas com areias desertas, ondas fortes, coqueirais e vila de pescadores.

O momento certo para conhecer a Costa das Baleias

Como você pode ver, essa região do litoral sul da Bahia tem atrativos que podem fazer das suas próximas férias lembranças inesquecíveis em meio à natureza – não esqueça de conferir nossas dicas para tirar fotos incríveis. Na hora de escolher a melhor data, vale se basear pelos preços das passagens áreas, já que a região oferece tempo bom durante o ano todo.

A indústria turística criou rígidos protocolos de proteção para proporcionar experiências seguras e positivas a todos os viajantes: dos aeroportos às companhias aéreas e a rede hoteleira, todos têm se esforçado ao máximo para seguir todas as recomendações das organizações de saúde.

Por isso comece já o planejamento de sua viagem para a Costa das Baleias:
cote suas passagens com a Zupper!

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem