Dicas imperdíveis: viagem para a Região dos Lagos, no Rio

viagem para região dos lagos

Uma viagem para a Região dos Lagos há muito tempo é uma das principais escolhas dos cariocas para suas férias e feriados. Contudo, este destino tem atraído cada vez mais viajantes de todo o Brasil – e até do mundo.

O sucesso não veio à toa: praias de areias brancas, mares dos mais variados tons de azul e muita beleza natural fez com que a localidade ficasse conhecida como o “Caribe Brasileiro”.

Além disso, a região também é popular entre os praticantes de mergulho e pelo avistamento de golfinhos, tartarugas e até orcas, graças ao fenômeno da ressurgência. Isso ocorre quando as águas subsuperficiais, mais frias, sobem para as camadas superficiais, diminuindo a temperatura..

Se isso não foi o suficiente para colocar uma viagem para a Região dos Lagos nos seus planos para as próximas férias e sair da rotina, veja a seguir as melhores dicas e motivos para começar já a montar seu roteiro por estas praias incríveis!

Viagem para a Região dos Lagos: como chegar?

Os viajantes podem acessar a região: por mar, ar ou por terra. Contudo, especialmente em função de segurança, o ideal é mesmo ir de avião. Há aeroportos próximos nas cidades de Cabo Frio e Búzios. Porém, não há regularidade nos voos, então é preciso ficar atento às datas de saída durante o ano.

Nesse sentido, a opção mais popular entre os visitantes que vêm de outras regiões do país é chegar através dos aeroportos de Santos Dumont e Galeão.

A partir daí, podem fazer o restante do percurso de carro alugado ou ônibus. Mais uma vez, pensando em proteção e, também, em conforto, o carro é a melhor opção.

Acessar a região é bem fácil: apenas 165 km separam o Rio de Janeiro da Região dos Lagos, que concentra as cidades de:

  • Arraial do Cabo,
  • Búzios,
  • Cabo Frio,
  • Araruama,
  • São Pedro da Aldeia,
  • Saquarema,
  • Iguaba e Iguabinha.

Seja qual for o aeroporto por onde você chegar, o segredo é pegar a Linha Vermelha até chegar à Ponte Rio-Niterói. Posteriormente, é só seguir pela BR-101 e depois para a Via Lagos (RJ-124). A estrada é bem sinalizada e sem maiores desvios de trajeto.

Em cerca de 2h30 o viajante chega em São Pedro da Aldeia e nas outras praias da região. Logo, prepare-se para fotos maravilhosas!

5 motivos para fazer uma viagem para a Região dos Lagos

Agora que você já sabe como chegar, é hora de se preparar para aproveitar todas as belas praias e atrações dessa região tão especial. Para isso, listamos aqui sete dicas imperdíveis para você aproveitar nesta viagem para a Região dos Lagos:

1) Arraial do Cabo: praias paradisíacas a poucos passos

Quem escolhe se hospedar em Arraial do Cabo encontrará algumas opções mais rústicas e tranquilas. Porém, estará a poucos passos de praias como a do Pontal do Atalaia, Praia Brava e a do Farol.

Aqui o viajante encontra vegetação preservada, dunas de areias branquinhas, lagoas e inúmeras opções de passeios para fazer de jipe ou barco.

Porém, já sabe: verifique se os serviços seguem os protocolos de segurança ou, deixe esses passeios para uma viagem no futuro.

2) Um mergulho incrível na vida marinha

Arraial do Cabo também abriga o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira. O museu conta com um rico acervo da vida marinha. Isso inclui um fóssil completo de uma orca – que encalhou na região em 1981, além de alguns objetos recuperados de naufrágios.

Além disso, as praias da cidade são palco frequente para aparições de orcas, golfinhos e outros animais marinhos que passam a caminho das águas quentes do Arquipélago de Abrolhos, na Bahia.

Portanto, escolha aquelas que estiverem mais vazias, garantindo o devido distanciamento, e transforme essa viagem para a Região dos Lagos em uma lembrança inesquecível.

3) Infraestrutura sob medida para relaxar com conforto

Quem se hospeda em Cabo Frio pode aproveitar mais facilmente Búzios, bem como Arraial do Cabo. Estar bem no meio das duas cidades facilita os deslocamentos.

Três praias se destacam: Praia das Dunas, mais afastada e com pouca infraestrutura e turistas; Praia do Forte, mais urbana. Por fim, tem a Praia do Peró, também um pouco mais afastada do centro, porém, perto do Parque Estadual da Costa do Mar e da Praia da Concha.

Cabo Frio é mais urbana, em contrapartida tem uma rede hoteleira mais variada, além de bancos, farmácias, comércio e outras facilidades. Por isso tornou-se também a opção mais procurada por quem planeja uma viagem para a Região dos Lagos com crianças.

viagem para região dos lagos

4) Um toque de história na Região dos Lagos

Uma viagem para a Região dos Lagos pode ser uma boa oportunidade, sobretudo, de conhecer mais sobre a história do Brasil. Cabo Frio tem atrações como o Forte São Mateus. Construído em 1616, é considerado uma das construções coloniais mais antigas do país.

Falando em história local, não podemos deixar de falar da atriz francesa Brigitte Bardot e seu papel na transformação de Búzios como um dos maiores pontos turísticos do Brasil. Depois de sua chegada à cidade, Búzios tornou-se famosa em todo o mundo. Tanto que a orla ganhou o carinhoso título de Orla Bardot, além de uma estátua da atriz.

5) A deliciosa e envolvente Búzios

Falando em Búzios, a cidade tem belíssimas praias em seu recortado litoral. Há diversão para todos os gostos, bolsos e estilos.

Você pode escolher, por exemplo, uma das praias mais desertas e curtir a bela paisagem com segurança, longe do agito. Veja as dicas:

  • Praia de Tucuns – acesso pela entrada da cidade de Cabo Frio, tem quase 3km de extensão e é coberta pela vegetação típica da restinga se alongando até as dunas;
  • Praia da Foca – possui uma pequena faixa de areia e é cercada por rochas. Assim sendo, forma uma piscina natural, perfeita para famílias com criança;
  • Praia dos Amores – caminhando pelas pedras, a partir da Praia de Ferradurinha, você chega  a essa praia, que tem algumas barracas. Mas, apesar disso, não é muito movimentada.

Praias paradisíacas, vida marinha exuberante, história e curiosidades sobre a história do país: uma viagem para a Região dos Lagos tem tudo para ser as férias perfeitas para você. Mesmo neste momento – confira as dicas para uma viagem segura.

Comece a planejar essa viagem agora. Encontre as passagens mais baratas aqui na Zupper. Clique e faça sua pesquisa:

Passagens mais baratas para Região dos Lagos

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem