Gramado: muito além do festival de cinema

    O Festival de Cinema de Gramado é o maior evento da sétima arte no Brasil e, por si só, merece uma visita à cidade que o acolheu e o transformou em uma das grandes festividades da cultura nacional.

    Mas existem outros atrativos para visitar essa bela cidade localizada na Serra Gaúcha. Entre eles, infraestrutura impecável, com hotéis para todos os gostos, deliciosa culinária e muita hospitalidade. 

    Venha conosco neste artigo que falará do Festival de Cinema de Gramado e de outros encantos do município gaúcho.

    Festival de Cinema de Gramado – um pouco de história

    Quando o assunto são produções para a tela grande, Gramado sai na frente como grande destino para os cinéfilos e justifica arrumar as malas e embarcar nessa grande viagem!

    O Festival de Cinema de Gramado, que acontece todo mês de Agosto, recebe não só filmes nacionais como grandes títulos e produções de toda a América Latina

    É lá que filmes e profissionais do setor recebem o Kikito, um dos mais famosos prêmios do cinema. 

    Aliás, a estatueta foi criada pela artista plástica Elisabeth Rosenfeld, em 1967, para simbolizar o que ela chamou de Deus do Bom Humor. Desde a primeira edição do Festival de Cinema de Gramado ela foi escolhida para ser o símbolo da premiação.

    Uma versão em tamanho natural da estátua está em exposição no saguão do prédio do festival onde, no primeiro andar, funciona o Museu do Cinema

    A lista de filmes premiados inclui produções nacionais e internacionais que marcaram época. 

    O primeiro deles, no ano em que o festival teve início (1973) foi Toda nudez será castigada, que também faturou a estatueta de atriz principal, com Darlene Glória.

    Outros clássicos que passaram pelo festival são: Eternamente Pagu; A Dama do Cine Shangai; Elis, Hebe, a estrela do Brasil, entre outros. 

    Já no tapete vermelho de Gramado pisaram grandes ícones como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Tony Ramos e Wagner Moura – para ficar em apenas alguns nomes de uma lista imensa.

    Por conta da pandemia, a 49º edição do Festival será transmitida pela internet, através de sessões de streaming no Globoplay. Além disso, os fãs da sétima arte também poderão ver os filmes através do Canal Brasil (TV por assinatura) e pela TVE-RS, canal de televisão aberta.

    A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 13 e 21 de agosto – clique e confira a programação completa.

    No entanto, há muitas atrações para quem visitar a cidade do Festival de Cinema de Gramado e suas vizinhas. Acompanhe!

    Encante-se com Gramado e região

    Mesmo com o Festival de Cinema de Gramado acontecendo apenas virtualmente, você ainda quer aproveitar a ocasião para viajar para a cidade? Nós entendemos. Afinal, aqui a arquitetura alemã se mistura às belas paisagens montanhosas e aos tons apaixonantes das hortências – um verdadeiro presente

    Conheça o Lago Negro e passeie de pedalinho, sem pressa, curtindo a beleza da paisagem (foto anterior).

    Um passeio por Gramado é uma oportunidade para conhecer fábricas de chocolate e experimentar as delícias produzidas por lá. Também é uma chance de desfrutar de uma rica gastronomia e do famoso festival de fondue, tradicional na cidade.

    O turismo rural também traz oportunidades incríveis para os viajantes mergulharem na história local. Dos cafés coloniais produzidos por famílias de imigrantes italianos aos passeios em meio às oliveiras, uma viagem para Gramado é certeza de fotos inesquecíveis.

    A poucos minutos de Gramado, a cidade de Canela também tem opções de lazer incríveis para as suas férias. A fachada de pedra da catedral da cidade, em estilo gótico, é ponto de parada obrigatório na região.

    Você é fã de natureza? Então certamente deve fazer uma visita ao Parque da Cascata do Caracol, com suas quedas exuberantes, que podem ser vistas dos bondinhos aéreos ou de passarelas espalhadas pelo parque. 

    São tão lindas que merecem ser destaque em alguma produção do Festival de Cinema de Gramado!

    Além disso, tanto as crianças quanto os adultos ainda podem se divertir muito em outros dois parques da região: o Alpen Park, o Ecoparque Sperry e o Parque Terra Mágica Florybal.

    E que tal visitar alguns museus? Isso porque Canela tem muitos museus, sobre os mais diversos temas, valendo incluir alguns na hora de planejar sua viagem!

    Um dos mais populares é o Mundo a Vapor, repleto de réplicas de inúmeras máquinas a vapor – uma verdadeira aula de engenharia.

    E os visitantes podem ainda se divertir em locais como:

    • Geo Museu e Mini Mundo (em Gramado);
    • Museu da Moda;
    • Museu do Automóvel;
    • Museu do Chocolate;
    • Museu Egípcio;
    • Museu dos Beatles e muito mais.
    Como você pode ver, tem muito mais do que o Festival de Cinema de Gramado para você curtir nessa cidade encantadora da Serra Gaúcha. Prepare-se para essa aventura e garanta passagens aéreas mais baratas com a Zupper!

    COTAR PASSAGEM

    0 0 votos
    Article Rating
    Se inscrever
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    Feedbacks em linha
    Ver todos os comentários

    Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

    Organize sua viagem com economia

    passarinho

    destinos Relacionados

    Mais destinos para sua próxima viagem