O que o litoral sul da Bahia tem? Tem Ilhéus, Itacaré, Barra Grande e muitas praias lindas

Muito agito, som alto e megabarracas é tudo o que você não vai encontrar ao escolher uma das praias do litoral sul da Bahia para sua próxima viagem.

Quem visita a região se encanta com a sequência de praias repletas de belezas naturais. Aqui coqueirais, falésias, piscinas naturais e a vida marinha são os pontos altos para quem quer deixar a rotina agitada de lado a relaxar à beira-mar. Se este é o seu caso, confira as dicas a seguir e faça as malas!

Como chegar ao litoral sul da Bahia?

A opção mais rápida e confortável de acessar a região é chegar pelos aeroportos de Porto Seguro ou de Ilhéus.

Além de preços mais convidativos – especialmente se você aproveitar as promoções da Zupper -, o aeroporto de Porto Seguro tem uma ampla oferta de voos, saindo das mais diversas cidades do país e operados pelas principais companhias aéreas brasileiras, como Azul, Gol e Latam.

Caso você prefira vir de carro, a BR-101 é a única opção para chegar ao litoral sul da Bahia – mas alguns trechos exigem atenção redobrada por conta da má conservação do asfalto.

Litoral sul da Bahia: muito além de Porto Seguro e Trancoso

Essa faixa do litoral baiano oferece inúmeras opções, perfeitas para quem busca mais tranquilidade e belezas indescritíveis – muitas delas quase intocadas pelo homem.

É o caso de Ilhéus, Itacaré, Barra Grande e muitas outras praias de areias branca e visual exuberante – veja mais a seguir e escolha o próximo destino para suas férias.

Litoral sul da Bahia: Ilhéus

Ilhéus é um destino encantador, que une praias paradisíacas com patrimônios históricos e diversas atrações culturais.

Fundada em 1534, Ilhéus tem um centro histórico muito interessante, com prédios tombados pelo patrimônio histórico e outros que compõem o universo literário de seu filho mais ilustre: Jorge Amado. Como a casa e o bar usados como locação para a novela “Gabriela Cravo e Canela”.

Um pequeno palacete, onde o escritor morou e que foi construído em 1926, hoje abriga a Casa de Cultura Jorge Amado, conservando muitos itens originais, além de um acervo composto por livros – de Amado e sua esposa, a também escritora Zélia Gattai -, roupas e objetos do casal.

A cidade também conta com um aeroporto local, que recebe voos da Latam, Azul e Gol vindos de Brasília, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.

Quem busca uma infraestrutura mais completa, o que pode ser bastante útil para quem está viajando com crianças, a Praia do Sul é uma das melhores opções.

Aqui o viajante pode contar com restaurantes e barracas de comidas típicas para se deliciar com frutos do mar frescos e fartos.

Batuba é a preferida dos surfistas e de quem gosta de apreciar os rochedos à beira mar. E Cururupe é para quem quer se desligar um pouco da civilização e desfrutar de uma paisagem mais selvagem.

Litoral sul da Bahia: Itacaré

Isoladas pela Mata Atlântica, as praias de Itacaré são a pedida certa para quem gosta de um clima mais rústico.

A Rua Pedro Longo, no centrinho, é o reduto do agito: lá os viajantes que visitam este destino encontram hostels, pousadas, bares e até alguns restaurantes mais sofisticados. Já as praias são um espetáculo à parte, mas acessíveis por trilhas de variados graus de dificuldade.

Jeribucaçu oferece águas tranquilas por conta do rio que se encontra com as ondas do mar. Prainha é considerada uma das praias mais bonitas do litoral sul da Bahia. Mas se você quer desfrutar de um pouco mais de conforto e infraestrutura, pode aproveitar a Praia da Concha e sua proximidade das pousadas.

Litoral sul da Bahia: Barra Grande

Essa tranquila vila de pescadores é o lugar ideal para quem quer esquecer do agito da cidade grande e aproveitar delícias da vida simples.

Considerada por muitos a mini Indonésia Baiana, as praias de Barra Grande têm arrecifes e corais que formam as ondas perfeitas que atraem turistas para a região.

Falando em corais, Taipu de Fora é um passeio imperdível que fica a poucos quilômetros. Considerada uma das maiores barreiras de corais do Brasil, é perfeita para mergulhar nas piscinas naturais ou relaxar ao som das ondas. Para essa segunda parte, você encontra uma boa infraestrutura local, com barracas bem sofisticadas e ofertas gastronômicas à altura.

Engenhoca, Itacarezinho e Havaizinho: mais belezas do litoral sul da Bahia

Saindo de Itacaré, o acesso às duas primeiras praias citadas acima fica próximo ao quilômetro 51, onde tem uma trilha fácil, com árvores bem altas e ambiente fresco. A primeira beleza natural é Itacarezinho, cujo nome vem das ruínas de um antigo engenho que você poderá conferir no meio do caminho.

Seguindo em frente, em uma bifurcação, do lado esquerdo você vai se deparar com a Praia da Engenhoca que é maior e mais indicada para o surf e onde você vai encontrar barraquinhas com lanche e bebidas. Na volta, aproveite para tirar o sal do corpo, se banhando no rio que corta o caminho!

Voltado à bifurcação, pegando a trilha para a direita chega-se à Praia do Havaizinho que tem essa denominação por lembrar as praias do Hawaí. É linda, com poucas pessoas e infraestrutura básica.

Realmente, o litoral sul da Bahia, tem belas ilhas, dos mais variados tamanhos e formatos, praias próprias para banho, além de rios, cachoeiras e manguezais. 

Vale a pena fazer seu planejamento e desfrutar dessas belas paisagens!

Conheça melhor o litoral sul da Bahia e suas belas praias de natureza selvagem. Este pode ser o início de suas próximas férias!

Planeje sua viagem para o litoral sul da Bahia

Encantando com as belezas que essa região tem para oferecer? Então comece já a montar suas próximas férias por lá. Aeroportos, companhias aéreas e a rede hoteleira no geral têm seguido todas as recomendações dos órgãos mundiais de saúde, garantindo uma viagem segura para todos.

Aqui na Zupper você encontra as melhores opções de voos com os menores preços, garantindo uma viagem sob medida para seu bolso!

Clique e cote já suas passagens para o litoral sul da Bahia aqui na Zupper!

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem