Perda de documentos: como fazer para viajar?

perda de documentos

A perda de documentos é sempre uma questão complicada de se lidar. Mas isso pode ganhar contornos ainda mais dramáticos quando estamos prestes a viajar ou no meio dela.

Calma: isso não significa o fim de sua viagem. Existem recursos que podem ser colocados em prática para contornar a situação e manter seu planejamento de viagem no rumo certo.

Se você chegou aqui buscando suporte para resolver este problema ou quer apenas obter informações para se preparar caso algum imprevisto aconteça, este artigo pode ser de grande utilidade – acompanhe com a gente!

Como contornar a perda de documentos em uma viagem nacional

Embora essa situação seja um grande contratempo em qualquer parte do mundo, estar em seu próprio país torna a solução um pouco mais simples.

Se o roubo ou a perda de documentos ocorreu antes da viagem, ainda assim é plenamente possível manter seus planos de viagem. As autoridades brasileiras permitem que viajantes possam embarcar em voos domésticos portando um Boletim de Ocorrência (BO) com data de emissão de no máximo 60 dias antes da data de embarque. Dessa forma ele passa a valer como um documento oficial, tendo a mesma validade que sua carteira de identidade ou certidão de nascimento.

Esse procedimento pode ser seguido tanto antes quanto durante a viagem – basta imprimir o documento e levar ao aeroporto para ser apresentado junto ao embarque. Vale lembrar que o procedimento é o mesmo para turistas fora de seu estado de origem e até mesmo viajantes do exterior.

Fazendo o boletim de ocorrência no caso de furto ou perda de documentos

O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado gratuitamente em qualquer delegacia da Polícia Civil. Para saber onde fica a delegacia mais próxima, pergunte na recepção de seu hotel ou apenas ligue para o número 181.

O registro de furto ou perda de documentos também pode ser feito pela internet, poupando tempo e maiores desgastes. Para isso é necessário acessar o site da delegacia online do estado onde se deu o problema.

Como contornar a perda de documentos em uma viagem internacional

Perder algo tão importante quanto seu passaporte antes ou durante uma viagem pode ser uma experiência assustadora. Mas respire fundo: ainda pode ser possível seguir seus planos de viagem se o seu passaporte for perdido ou furtado.

Se a perda de documentos ocorreu antes de sua viagem, é preciso fazer um boletim de ocorrência na delegacia e se dirigir o mais rápido possível à Polícia Federal para pedir a emissão de um novo passaporte.

Essa agilidade é necessária porque não é possível solicitar passaportes de emergência para viagens com fins turísticos. Esse tipo de documento só é emitido de modo emergencial mediante casos como:

  • Questões relacionadas a trabalho;
  • Ajuda humanitária;
  • Conflitos;
  • Emergências ou necessidades médicas;
  • Catástrofes naturais ou outras situações de alta gravidade. 

No caso de o problema ocorrer enquanto o viajante está fora do país, será preciso:

Registrar uma reclamação em um órgão oficial

O primeiro passo após a perda de documentos é registrar uma queixa policial, como uma espécie de boletim de ocorrência local.

Esse cuidado é importante porque serve como prova para as formalidades relacionadas à embaixada. Porém, para registrar a reclamação, deve-se ter uma fotocópia do passaporte (essa é uma das dicas que daremos ao fim deste artigo). Assim que o relatório for preenchido, certifique-se de ter também uma cópia do documento.

Contatar a Embaixada

Com o registro realizado junto à polícia local em mãos, entre em contato com uma Repartição Consular brasileira (Embaixada ou Consulado) de onde você está – acesse aqui para encontrar a mais próxima. Existem dois caminhos que o viajante pode seguir:

  • Viagens para outros países: se os planos de viagem incluem outros destinos a partir da localização atual, o cidadão precisa apresentar o boletim de ocorrência e solicitar um novo passaporte, arcando com todos os custos. É importante esclarecer que os vistos contidos no passaporte perdido não serão reemitidos automaticamente – então será preciso refazer o processo se eles forem necessários para o prosseguimento da viagem;
  • Viagem de retorno ao Brasil: caso este seja o destino final do viajante, a parte burocrática pode ser mais rápida, barata e descomplicada. Também é preciso buscar a embaixada ou consulado mais próximo com o registro local junto às autoridades em mãos – mas para solicitar gratuitamente a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) – válida exclusivamente para esta finalidade, sendo aplicada em viagens para outros destinos.

Perda de documentos: dicas importantes

É muito comum que as pessoas relaxem em demasia durante suas férias e acabem lidando com contratempos como este. Por isso é importante se preparar seguindo estas dicas, que podem ajudar a evitar esse problema – ou tornar a solução menos complexa:

  • Tire fotos de seus documentos e cartões de créditos e mantenha os arquivos disponíveis em seu celular, e-mail, além de ter versões impressas em sua bagagem de mão;
  • Leve também um outro documento oficial na viagem, assim você pode andar com um e manter o outro em segurança, no cofre do hotel;
  • Caso local de hospedagem não ofereça o nível de segurança adequado, carregue seus documentos, cartões de créditos e objetos de valor junto ao corpo, em uma doleira escondida sob as roupas;
  • Apresente os documentos apenas quando necessário – em check-ins ou quando solicitado por autoridades locais. Permaneça atento à manipulação do documento e garanta que ele foi devolvido corretamente para você.

Esses cuidados valem para  documentação de adultos e de crianças ou jovens.

Como você pode ver, mesmo a perda de documentos não é um empecilho para quem quer viajar por aí e ainda trazer boas lembranças.

Mas, se você está planejando uma viagem excelente, comece comprando suas passagens com a Zupper, que oferece preços imbatíveis!

Faça agora mesmo sua cotação de passagens aéreas com a Zupper!

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
O mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
trackback

[…] monte seu “kit de sobrevivência”, pegue os documentos, coloque a máscara, carregue os tablets e divirta-se na companhia das pessoas que […]

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem