Planejamento financeiro para viagens: faça o seu e viaje com tranquilidade

Planejar gastos e trabalhar com reservas é uma forma de fazer uma passeio inesquecível. Saiba como fazer seu planejamento financeiro para viagens!

Toda viagem começa muito antes do embarque.

É no planejamento que o roteiro deve começar a ser feito. Qual o orçamento disponível para viajar? Quanto é preciso economizar para fazer a viagem? Quanto dinheiro levar? Como trocar a moeda?

Essas são algumas dúvidas que rondam a cabeça dos viajantes nos momentos que antecedem a viagem. O planejamento financeiro para viagens deve ser responsável por nortear todo o seu passeio – inclusive o seu tempo de duração.

Dicas para fazer um bom planejamento financeiro

A seguir, vamos trazer algumas dicas de como elaborar um planejamento financeiro para viagem. Anote as dicas e coloque em prática o quanto antes para curtir novas experiências!

1. Comece guardando dinheiro!

O primeiro passo é fazer um levantamento de suas finanças, para ter consciência de seus ganhos e despesas. Anote todo valor que entra e também o que sai – não esqueça nem mesmo daquele pãozinho de queijo que você compra de vez em quando na padaria!

Contabilizar seus gastos e sua renda mensal é a melhor forma de saber quanto dinheiro pode sobrar a cada mês, quais valores podem ser cortados para sobrar mais um pouquinho no final do mês – segundo especialistas em planejamento financeiro para viagem e outros fins, o ideal é que essa economia seja algo em torno de 10% da renda mensal.

Dessa forma, você conseguirá destinar para uma reserva especial pensando naquela tão esperada viagem. 

Afinal, economizar é a melhor forma de fazer sua viagem estar cada vez mais perto. Se você tem um objetivo e planeja para isso, guardando e economizando será possível realizar.

Avalie como investir o valor economizado para ele se transformar em mais dinheiro para seu passeio – converse com o gerente de seu banco, pesquise, enfim, faça um investimento seguro e que permita usar o valor quando você desejar,

Aposte no planejamento financeiro para viagens e garanta que os seus momentos de lazer não afetarão as finanças da família na volta do passeio!

2. Analise os custos da viagem – isso é muito importante!

Analisar e contabilizar os custos é parte fundamental do processo. E, para começar, você precisa definir o tipo de viagem que pretende fazer:

  • Qual o destino, quanto tempo ficará viajando;
  • Seu passeio será simples ou luxuoso;
  • Você pretende fazer muitas compras ou vai focar em entretenimento;
  • Onde e como pretende fazer sua alimentação;
  • Que tipo de hospedagem você deseja;
  • Quais meios de transporte vai utilizar.

A resposta a essas perguntas também influenciará na quantidade de dinheiro que você precisará. Você pode, por exemplo, se hospedar em um hotel mais modesto, mas que tenha um espaço para preparar sua comida.

O valor economizado poderá, então, ser usado para aproveitar mais as atrações do local – isso faz parte do planejamento financeiro para viagens,

É preciso ter essa visão mais ampla sobre os custos que envolvem a viagem, contabilizando e pesquisando cada item – gastos com passagem, hospedagem, transporte, passeios – com antecedência para dar tudo certo.

3. Busque as melhores ofertas

Após escolher o destino e definir o seu roteiro, comece a pesquisa! 

A busca por ofertas pode – e deve – fazer parte do planejamento financeiro para as viagens. Dessa forma, é possível economizar ainda mais. E toda essa margem pode ser revertida lá na frente.

Nessa pesquisa, é importante ficar  de olho no mercado, já que o investimento em viagem varia conforme a demanda. Acompanhe e detectando uma oferta positiva, verifique tratar-se de um negócio idôneo, com garantias – valorize empresas que possuam tradição e contem com boa avaliação de seus clientes.

4. Tenha cuidado na hora das compras!

A novidade é sempre muito atraente, sendo assim, tenha cuidado na hora de fazer compras. Não se empolgue!

É preferível, inclusive, que você planeje com antecedência seus passeios turísticos, para saber quanto deverá investir nesse item da viagem. Assim você vai diminuir as chances de ficar no prejuízo. 

E cuidado ao usar o cartão de crédito, já que na hora você pode até nem sentir o golpe, mas… a cobrança não falha! 

5. Leve um dinheiro extra!

Tenha sempre um dinheiro extra. Uma margem de segurança que garante independência frente a qualquer problema ou eventualidade. 

O planejamento financeiro para viagens com crianças, por exemplo, precisa de uma reserva extra, além de muito cuidado com os gastos. Uma boa ideia é convidar toda a família para participar do planejamento, economizando e gastando de modo consciente.

Todos esses cuidados aqui descritos são muito importantes. Afinal a viagem dos sonhos não dura para sempre e economizando, você tem mais chance de voltar para casa sem comprometer o equilíbrio das contas. 

A Zupper se preocupa com toda a experiência de viagem. Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma capaz de pesquisar preços em mais de 70 empresas, oferecendo a você preços e condições imbatíveis.

Assim vai ficar mais fácil você fazer o planejamento financeiro para viagens e embarcar com tranquilidade. Confira nossos preços e condições especiais!

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem