Quer viajar para Porto Seguro? Aproveite para conhecer a rota do descobrimento

Viajar para Porto Seguro é sempre um bom plano. Seja para curtir o axé da Bahia à beira-mar ou para percorrer a Rota do Descobrimento, unindo natureza à história do início de nosso país.
Para planejar sua próxima viagem para essa bela região do país, preparamos um breve roteiro com pontos turísticos imperdíveis e dicas especiais. Por isso siga na leitura e prepare-se para viajar para Porto Seguro – com toda a segurança, é claro!
Como chegar em Porto Seguro
Embora seja plenamente possível acessar a região de carro ou ônibus, a chegada pelo aeroporto local continua sendo a opção mais confortável e rápida.
Reformado recentemente, o Aeroporto de Porto Seguro recebe viajantes de todo o Brasil, que chegam através dos voos das principais companhias brasileiras. A oferta de voos é farta e você pode encontrar opções bem econômicas – basta fazer um bom planejamento e optar por parceiros como a Zupper.
O aeroporto fica bem próximo de centro da cidade e da rodoviária. Para chegar às outras cidades da região, o aeroporto também é um bom ponto de partida: ele fica a apenas 5km da balsa para Arraial d’Ajuda. Para chegar à Trancoso, também é possível ir tranquilamente de balsa ou pegar uma estrada – cuidado porque a conservação nem sempre é a ideal. Já para chegar à Santa Cruz Cabrália basta seguir de carro ou transfer por aproximadamente 22km.
Viajar para Porto Seguro permite conhecer a Rota do Descobrimento
Quem resolve conhecer essa região – seja na alta temporada ou fora dela – encontra inúmeras atrações e muita beleza natural: praias de água salgada e doce, trilhas, piscinas naturais, cachoeiras falésias e rios.
Embora seja muito procurada pelos amantes de ecoturismo e esportes radicais, mesmo quem quer apenas relaxar em meio à natureza encontra o seu lugar no sul da Bahia.
As principais cidades desta região, que possuem excelente rede hoteleira, são as que compõem a Costa do Descobrimento: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Santa Cruz Cabrália. Conheça o melhor de cada uma delas a seguir.
Porto Seguro: viajar e aproveitar suas belezas naturais
Um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, Porto Seguro se junta a Salvador e Costa das Baleias para revelar o quão grande é a beleza da Bahia, tendo diversão para todos os gostos, incluindo praias menos movimentadas.
Considerada Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade, a cidade é rica em museus e construções históricas. No Centro Histórico você encontra lugares incríveis que remontam ao descobrimento do Brasil, entre eles:
- Marco do Descobrimento, primeiro monumento do país, datado de 1.500;
- Igreja Nossa Senhora da Pena, com manifestações do período Barroco;
- Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, considerada a primeira do Brasil;
- Casa da Câmera, com o Museu de Porto Seguro e muitos itens da cultura indígena.
Também tem belas praias a poucos quilômetros do centro – como Barramares e Pitinga – e o Parque Marinho Recife de Fora, perfeito para fazer mergulho de snorkel.
Mas quem quer viajar para Porto Seguro precisa aproveitar para conhecer a Passarela do Descobrimento, com seus bares, restaurantes e os melhores pratos típicos da Bahia.
Vale lembrar que toda a rede de turismo, incluindo estabelecimentos de alimentação, seguem rígidos protocolos de higiene e proteção para receber os turistas com segurança. Sobre esse assunto, sugerimos a leitura de nosso infográfico com dicas para curtir sua viagem com segurança.
Trancoso: charme e diversão para todos os estilos
Embora a cidade seja hoje o endereço de uma rede hoteleira digna de cinco estrelas, Trancoso ainda guarda o clima idílico que tanto encantou os hippies na década de 70.
Muito disso se deve ao Quadrado, como é chamada a praça central da vila cercada por suas tradicionais casinhas de fachadas em tons vívidos.
A circulação de carros é vetada nessa região e muitas praias só são acessíveis a pé – como a Praia de Itapororoca e a Praia de Itapequena, que são bem tranquilas. Já a Praia dos Coqueiros e a Rio Verde são mais centrais e a Patimirim é destino certo para surfistas.

Arraial d’Ajuda: clima rústico com toques globalizados
Distrito de Porto Seguro, aqui a vila rústica ganhou um clima cosmopolita trazidos por viajantes que chegam de todas as partes do mundo – e que acabam ficando, encantados pela região.
O agito fica Rua do Mucugê, com suas lojas, restaurantes e bares variados. Mas não se apresse: o comércio começa a funcionar no final de tarde e a deliciosa vida noturna se abre para a deliciosa culinária local.
Quem quer viajar para Porto Seguro, deve aproveitar as praias de Arraial, onde estão Pitinga e o Parracho opções para relaxar à beira-mar admirando as lindas falésias coloridas.
No Centro Histórico de Arraial vale a pena visitar a primitiva Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, construída pelos padres jesuítas entre 1549 e 1551 – um verdadeiro encanto! E atrás dela, curta a vista do mar, indo até o mirante.
Santa Cruz Cabrália: onde história e natureza se encontram
Aqui é possível conhecer um importante capítulo da história do nosso país em uma visita à cidade histórica. Não saia de lá sem ver:
- A Praia da Coroa Vermelha, considerada o ponto de desembarque dos portugueses, e o monumento que marca o local onde foi realizada a primeira missa do Brasil;
- A vista do Mirante de Santa Cruz Cabrália, com um visual incrível do local;
- O Centro Histórico de Santa Cabrália, tombado como Patrimônio Histórico em 1981, devido a suas construções que preservam a memória dos primeiros anos do Brasil – elas são dos séculos XVII e XVIII.
Quem gosta de natureza pode conhecer o belo Parque Ecológico Mãe Tereza. Aqui o viajante pode fazer caminhadas, pesca artesanal, andar de tirolesa – tudo em meio à rica flora e fauna da mata nativa local. Outra opção é mergulhar nas piscinas naturais do Parque Marinho da Coroa Alta.
Na Praia de Guaiú, que é quase deserta e só se chega de balsa, você encontra um mar tranquilo e com águas quentes, assim como na Praia de Mutá, divisa com Porto Seguro. Nos dois locais, onde o tempo parece passar mais lentamente, você vai encontrar barracas vendendo petiscos deliciosos e uma boa infraestrutura para relaxar.
É possível viajar para Porto Seguro com segurança?
Tanto a rede hoteleira no geral quanto os aeroportos e companhias aéreas, estão obedecendo todas as recomendações dos órgãos mundiais da saúde, viajar neste período é seguro e perfeitamente viável.
As únicas recomendações para os viajantes é fazer a sua parte nos cuidados com a saúde e checar se todas as atrações de seu roteiro estarão funcionando normalmente. Assim você consegue explorar a região ao máximo.
Mas o primeiro passo de toda viagem é encontrar passagens com os melhores preços – e nisso a Zupper é imbatível. Aqui você encontra os melhores horários com os melhores preços.