Saia da rotina: home office concilia trabalho e viagem

Uma das principais mudanças que vivemos atualmente é a popularização do trabalho remoto – que fez muitas pessoas descobrirem que o home office concilia trabalho e viagem ao mesmo tempo.

Desde que empresas em todo o mundo foram forçadas a adotar regras flexíveis de trabalho remoto – e tudo indica que essa é uma tendência que veio para ficar – muita gente decidiu buscar novos ares para viver em meio à pandemia.

Muitas pessoas agora podem trabalhar de casa ou em qualquer outro lugar, mesmo sem estar realmente em seu endereço residencial. Isso, por sua vez, pode abrir diferentes oportunidades de viajar e unir trabalho a  lazer.

Se você quiser experimentar a sensação de ser uma espécie de nômade digital – mesmo que por apenas alguns dias – este pode ser o momento ideal. Basta seguir as dicas a seguir e preparar as malas – e o note!

Home office concilia trabalho e viagem: como colocar em prática?

Se você quer viajar enquanto trabalha precisa se lembrar de três coisas:

1) Manter seus custos de viagem dentro do seu orçamento, para que seja realmente um resultado positivo;

2) Garantir que o local de destino ofereça a estrutura física que você necessita para desenvolver bem o seu trabalho.

3) Ter organização para equilibrar trabalho e lazer, sem prejudicar sua produtividade e qualidade.

Para manter os valores sob controle, você pode:

Escolher um único destino ao invés de ir para vários locais em uma só viagem

Isso ajuda a poupar gastos com deslocamentos (especialmente se você está viajando em família), garante que você tenha sempre a infraestrutura necessária disponível e torna sua viagem mais tranquila (afinal, o home office concilia trabalho e viagem, mas não diminuiu a responsabilidade de um dia de trabalho normal).

Optar por destinos que caibam no seu bolso

Muitas companhias aéreas têm disponibilizado boas promoções para passagens, mas você pode economizar ainda mais ao escolher os parceiros certos – como a Zupper – e destinos mais econômicos. Ao fazer seu orçamento, considere todos os gastos, incluindo alimentação, transporte (caso precise de locomover de um local para outro) e saldo para imprevistos. Assim, seu home office será tranquilo.

E já que o home office concilia trabalho e viagem, você tem mais flexibilidade para viajar em qualquer época do ano – e só planejar!

Aproveite para esticar sua viagem

Ao unir trabalho com viagem, você não precisa comprar voos que saem na sexta-feira e voltam no domingo, podendo esticar sua estadia por um período mais longo. Isso permitirá que você consiga negociar melhores preços de hospedagem e comprar passagens para voos menos cobiçados, nos dias de semana. Ou seja, maior economia e maior tranquilidade!

Prefira destinos domésticos

Alguns países da América Latina, como Chile, Equador e Argentina, estão com as fronteiras abertas para brasileiros.

Porém, como a situação envolvendo a pandemia está mudando a cada dia, uma viagem aqui no Brasil talvez seja uma possibilidade mais realista e mais fácil de operacionalizar no momento. É claro que isso também pode mudar rapidamente no futuro – vale acompanhar as notícias ao fazer seu planejamento.

Verifique a qualidade da internet no destino

O home office concilia trabalho e viagem – desde que você esteja apto a manter sua rotina de escritório, seja onde for. Nos dias de hoje, a grande maioria das pessoas necessitam de uma boa conexão wi-fi, portanto, se for o seu caso, certifique-se de que você terá uma à sua disposição.

Antes de optar pelo local de hospedagem, pesquise se eles de fato oferecem uma conexão segura e de qualidade. Para isso vale não só perguntar para os responsáveis pela locação, mas também verificar as resenhas em redes sociais e demais plataformas de turismo para ver se há menções de wi-fi ruim.

Opte por locais com infraestrutura adequada

Considere reservar um lugar que tenha uma mesa adequada ou que pelo conte com alguns cafés ou outros co-works nas proximidades. Hoje muitos hotéis já oferecem espaços voltados para quem precisa trabalhar remotamente já pensando neste novo cenário.

Assim você consegue aproveitar ao máximo, considerando que o home office concilia trabalho e viagem: é só trocar o cafezinho no meio do expediente por um mergulho na piscina.

Trabalho remoto eficiente mesmo fora de casa: dicas úteis

Para conciliar trabalho e viagem de forma segura e bem-sucedida, você deve evitar que seus clientes, colegas de trabalho e superiores tenham qualquer motivo para ficarem infelizes com o seu desempenho. Para isso, sempre se certifique dessas questões em particular:

  • Garanta uma internet confiável: se você não tiver 100% de certeza de que a conexão wi-fi será confiável, leve um ponto de acesso portátil que aceite um cartão SIM de dados. Dessa forma, você sempre tem um back-up, o que evita problemas;
  • Esteja online na hora certa: acompanhe seu Slack, e-mail ou qualquer outra ferramenta de comunicação entre você e suas tarefas de trabalho, exatamente como faria se estivesse em sua residência. Permaneça visível e conclua suas tarefas nos prazos pré-determinados;
  • Respeite as políticas de segurança de sua empresa: algumas organizações proíbem o uso de wi-fi público ou têm regras especiais para lidar com informações confidenciais fora do escritório. Certifique-se de estar ciente e de acordo com tais políticas para não ter problemas desnecessários.
  • Adote uma rotina fixa: o home office concilia trabalho e viagem – desde que seja possível equilibrar as duas situações. Trabalhando de casa ou de qualquer outro lugar, é preciso manter uma rotina de disponibilidade conforme seu volume de trabalho, demandas internas ou seguindo o horário comercial. Dessa forma o modelo de trabalho funciona bem para todos: para você, para seus clientes e contatos, para sua empresa e também para a sua família.

Como você pode ver, conciliar as rotinas do trabalho remoto com uma viagem mesmo em tempos de pandemia é perfeitamente possível e pode fazer muito bem para sua saúde física e mental.

Hotéis, hospedagens, companhias aéreas, aeroportos e demais aparelhos turísticos têm operado seguindo os mais rígidos protocolos de segurança. Então basta fazer a sua parte e manter sua rotina de cuidados para aproveitar o fato de que o home office concilia trabalho e viagem de maneira segura e econômica – especialmente se você viajar com a Zupper, que oferece sempre os menores preços e condições especiais em passagens aéreas!

COTE AGORA MESMO AS PASSAGENS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM
COM A ZUPPER E APROVEITE!

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem