Saiba porque uma viagem para a região serrana do Rio pode ser o destino ideal para você

Saiba porque uma viagem para a região serrana do Rio pode ser o destino ideal para você

Rio de Janeiro é sempre sinônimo de altas temperaturas, belas praias, a agitação dos botecos da Lapa – mas uma viagem para a região serrana do Rio pode ser a pedida ideal para quem busca tranquilidade e temperaturas amenas em meio à natureza.

Em seu próximo roteiro pela região, três cidades merecem destaque: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, combinando paisagens de tirar o fôlego, uma gastronomia cheia de sabor, atividades ao ar livre e compras imperdíveis – siga na leitura e saiba mais.

1ª parada em sua viagem para a região serrana do Rio: Petrópolis

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis abrigou a casa de veraneio da família imperial, durante suas fugas do calor intenso da cidade do Rio. Por isso o nome: Petrópolis, a cidade de Pedro II.

Aproveite sua viagem para a região serrana do Rio para conhecer as belas paisagens e aproveitar a rica gastronomia de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis!

Mas não é só de história que a cidade vive: quem aproveita essa viagem para a região serrana do Rio pode conhecer as belezas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com picos e quedas d´água. Veja a seguir outros três pontos turísticos imperdíveis de Petrópolis:

  • Museu Imperial: o museu abriga o maior acervo do império brasileiro, com mais de 300 mil itens entre roupas, documentos, móveis e muito mais;
  • Parque Crémerie: ideal para visitas em família, este parque foi construído no terreno da antiga Crémerie Buisson, uma fábrica de queijos construída em 1845. Lá é possível andar de pedalinho, praticar esportes e curtir a natureza;
  • Museu Casa de Santos Dumont: a antiga residência de verão do Pai da Aviação é um show à parte, com suas criações divertidas – destacando-se o chuveiro e uma escada que só pode ser subida colocando o pé direito em primeiro lugar.

2ª parada em sua viagem para a região serrana do Rio: Teresópolis

Se você está buscando aquele friozinho pé de serra, Teresópolis sem dúvida é a opção certa para sua próxima viagem. Mesmo para quem quer escapar do calor do Rio de Janeiro por um só dia, já que ela está a cerca de 90km apenas.

viagem para a região serrana do Rio: Teresópolis

Mas se você quer aproveitar mais, a rede hoteleira é farta e possui opções para os diversos perfis de viajantes – e com opções um pouco mais econômicas que sua vizinha Petrópolis. Assim você pode explorar atrações como:

  • Mirante do Soberbo: localizado na estrada para a cidade, o mirante oferece de fato uma vista soberba. Nos dias de boa visibilidade, é possível ver o Dedo de Deus com todos os detalhes;
  • Feirinha do Alto de Teresópolis: quem gosta de artesanato ou quer aproveitar para renovar o guarda-roupa de inverno com malhas de qualidade, pode aproveitar as mais de 700 barracas na feira que ocorre aos sábados, domingos e feriados;
  • Sede da CBF: os fãs de futebol podem ver mais de perto a Granja Comary, onde fica a concentração da seleção brasileira de futebol. Durante as férias, é possível conhecer as instalações e ver onde os craques treinam antes dos jogos.

3ª parada em sua viagem para a região serrana do Rio: Nova Friburgo

Nova Friburgo já é uma opção toda especial para quem quer entrar em comunhão total com a natureza. A Mata Atlântica envolve toda a cidade e se traduz em inúmeras atrações naturais – como picos, rios e cachoeiras.

viagem para a região serrana do Rio: Nova Friburgo

Mas nem só de natureza vivem os turistas: a cidade também é muito procurada para quem gosta de fazer compras. Embora as lingeries de Nova Friburgo sejam a grande sensação entre os turistas, delícias como os queijos de cabra produzidos na região e os objetos de decoração também merecem um olhar mais atento de quem coloca a cidade em seu roteiro. Além disso, essas trações não podem faltar em sua viagem: 

  • Pico da Caledônia: as duas horas de caminhadas e a escadaria de mais 600 degraus são mais indicadas para os amantes de aventuras – mas a vista das principais praias da Região dos Lagos compensa o esforço; 
  • Teleférico: considerado um dos maiores do país, com 1500m de altura, o passeio é uma opção para quem quer ver a bela paisagem panorâmica da cidade; 
  • Polo gastronômico de Mury: depois de um dia em meio às trilhas e cachoeiras, nada como desfrutar das delícias das culinárias suíça e alemã para repor as energias – as receitas à base de truta e as racletes são as preferidas de quem visita a cidade.

Gastronomia local é uma atração à parte

Falando em comer bem, uma viagem para a região serrana do Rio é imperdível para os amantes da boa cerveja: a grande concentração de cervejarias inclui desde marcas já consagradas às artesanais. Você pode explorar ao máximo todos os rótulos locais com a ajuda da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro.

Descanso com responsabilidade em sua próxima viagem para a região serrana do Rio

Se você se animou com estas dicas e quer começar já a planejar sua ida para a região, lembre-se de seguir todos os protocolos recomendados pela OMS: verifique as políticas dos hotéis escolhidos, da companhia aérea e de aluguel de carros.

Além disso, você também deve fazer a sua parte: usar a máscara de proteção em locais públicos e higienizar as mãos corretamente, usando álcool gel ou água e sabão com frequência.

Comece já a planejar sua viagem para a região serrana do Rio: cote suas passagens áreas com a Zupper agora mesmo!
0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem