Tecnologias nos aeroportos oferecem proteção contra contaminações e agilizam o check-in

aeroportos oferecem proteção contra contaminações

Seja a lazer ou a negócios, fazer o check-in antecipado pode otimizar seu tempo e sua experiência em viagens – especialmente no trajeto e nas filas do aeroporto.

Essa facilidade é possível graças ao avanço tecnológicos – e essa tecnologia nos aeroportos oferece proteção contra contaminações, essencial nos dias de hoje.

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens proporcionados pelas novas tecnologias ou se deve fazer o seu check-in antes mesmo de sair de casa ou do quarto de hotel, esse artigo vai solucionar suas dúvidas e mostrar porque é importante cuidar dessa etapa o mais cedo possível. Então siga na leitura para saber mais!

Tecnologia nos aeroportos atende exigências dos usuários

Vivemos um momento em que as pessoas estão relutantes em tocar superfícies e mesmo interagir com outros indivíduos, o que interfere na jornada dos usuários dos aeroportos e aeronaves.

Por isso, o setor criou rígidos protocolos de segurança que vão desde itens mais básicos – como uso obrigatório de máscaras, álcool gel, distanciamento, etc – até o uso de tecnologia para que os passageiros possam executar procedimentos através do seu próprio smartphone. 

Entre as tecnologias que já estão sendo adotadas em muitos aeroportos, inclusive no Brasil, podemos destacar:

  1. Realidade aumentada que projeta no chão uma espécie de tapete para mostrar a distância ideal entre as pessoas em uma fila;
  2. Câmeras térmicas para identificar temperatura de vários passageiros ao mesmo tempo, agilizando esse cuidado que indica a a existência de febre, um dos sintomas da Covid-19;
  3. Sensores de aglomeração espalhados pelos ambientes acusam o excesso de pessoas em um mesmo ambiente, permitindo a ação para dispersão e, ainda, para reforço da higienização;
  4. Materiais antivirais, entre eles tecidos que compostos por substâncias com propriedades antibacterianas, como íons de prata, prometem impedir a propagação de vírus.

Nesse cenário em que soluções modernas nos aeroportos oferecem proteção contra contaminações, o check-in, item obrigatório para todo embarque, agora pode ser feito antecipadamente e com segurança – saiba mais a seguir.

O que é o check-in?

Este é o procedimento de confirmação que transforma o bilhete comprado em um cartão de embarque, que será solicitado nos acessos em aeroportos e aeronaves durante a viagem. 

Oferecido por quase todas as grandes companhias aéreas do mundo, o check-in online permite que, ao invés de o viajante se apresentar presencialmente no balcão do aeroporto para fazer o check-in, possa fazer o procedimento online e seu cartão de embarque fica arquivado virtualmente em seu smartphone ou computador, dispensando papéis que precisam ser passados de mão em mão.

Outra grande vantagem é que realizar seu check-in antes mesmo de chegar ao aeroporto é a dose extra de segurança – comprovando que aeroportos oferecem proteção contra contaminações.

Para isso, o passageiro deve fornecer o código localizador que identifica a emissão do bilhete. Inclusive, os clientes da Zupper recebem um e-mail de confirmação e podem, também, consultar em um espaço exclusivo dedicado a quem compra passagens conosco.

Outro ponto importante: é no check-in que se confirma o assento na aeronave. Portanto, clientes que participam de programas de fidelidade oferecidos por companhias aéreas e costumam viajar com frequência, pode ter direitos a despacho de bagagem e marcação de assentos especiais gratuitamente – confira com sua companhia.

Depois de concluir o processo de check-in, você terá seu cartão de embarque em mãos. Nele haverá um QRCode, ou código de barras, que poderá ser lido à distância pelos equipamentos de aeroporto nos acessos de embarque. Você pode mantê-lo:

  • No próprio app da companhia aérea;
  • Em um app específico para controlar tickets (como o Wallet, da Apple);
  • Em seu e-mail,
  • Impresso – seja em impressora comum ou nos totens disponíveis nos lobbies dos aeroportos.

Onde apresentar seu cartão de embarque?

Este cartão deverá ser apresentado em pontos estratégicos: na entrada da área de embarque do aeroporto (um pouco antes das esteiras de raio-x) e no momento de embarque na aeronave. Detalhe importante: sempre acompanhado de um documento de identidade válido e com foto – veja aqui os documentos válidos.

Também pode ser solicitado no momento de despachar bagagens, porém, muitos aeroportos estão disponibilizando totens para procedimento self service, utilizando o mesmo código localizador – uma forma de facilitar o despacho é comprar a viagem já com direito à bagagem ou adquirir esse serviço durante o check-in online.

Com realizar o check-in em cada companhia aérea?

O processo de check-in online pode ser um pouco diferente em cada companhia aérea, mas alguns pontos são bastante semelhantes. No geral, é possível:

  • Escolher um assento – pago ou gratuito, conforme a política de cada empresa com relação à antecipação do check-in;
  • Pagar quaisquer taxas de bagagem despachadas aplicáveis;
  • Acessar alguns serviços extras (como um upgrade para a classe econômica premium ou uma taxa para obter bônus em milhas, pacotes de serviços de bordo, acesso à internet, entre outros).

Nossa Central de Atendimento elaborou orientações detalhadas sobre check-in para te auxiliar nesta etapa e garantir maior conforto e proteção em sua viagem.Tudo para você ter uma viagem tranquila e inesquecível do começo a fim.

Principais dúvidas sobre check-in antecipado

Mesmo viajantes habituais podem ter algumas dúvidas relacionadas ao processo de check-in, por isso listamos abaixo as principais perguntas que recebemos em nossa Central de Atendimento:

1. Onde posso fazer meu check-in antecipado?

A Zupper criou uma página com informações sobre check-in, considerando as particularidades das principais companhias aéreas, para facilitar seu check-in online – confira.

Se não for possível fazer online, também é possível realizar seu check-in diretamente no aeroporto, através dos totens de atendimento. Dessa forma, mesmo se você tiver malas para despachar, pode encontrar filas menores e mais rápidas – atenção à higienização das mãos após concluir o check-in.

2. Quando posso fazer o check-in na web?

Normalmente, a opção de check-in pela web está disponível entre 48 a 24 horas antes da partida programada. Verifique no site da sua companhia aérea as diretrizes de check-in na web.

3. Posso fazer check-in online mesmo tendo bagagem para despachar?

Se você tem malas que precisam ser despachadas, precisa ir ao balcão da companhia aérea ou, caso o aeroporto ofereça esse tipo de serviço, efetuar o despacho por self service. Mas como a maioria das companhias aéreas tem um balcão de entrega de bagagem exclusivo para passageiros que já fizeram check-in, o processo é bem mais ágil.

Agora se você tiver apenas bagagem de mão, poderá prosseguir diretamente para a verificação de segurança e acesso às salas de embarque.

4. Com que antecedência preciso chegar depois de fazer o check-in na web?

Embora o check-in online reduza seu tempo de embarque, certifique-se de chegar com a antecedência indicada pela companhia aérea, lembrando que pode haver filas e outros imprevistos, como mudança de portão de embarque, que podem demandar maior tempo. E você não vai querer perder seu voo e colocar em risco todo o planejamento financeiro de sua viagem.

5. Quais são os benefícios do web check-in?

Ao fim do processo online (que demora poucos minutos, se sua conexão estiver funcionando bem), você já pode acessar seu cartão de embarque eletrônico. 

Com este cartão de embarque eletrônico impresso, você consegue evitar as longas filas no balcão do aeroporto e, se não tiver bagagem para despachar, pode ir diretamente para as salas de embarque, evitando contatos desnecessários e aumentando sua proteção.

A maioria das companhias aéreas também oferece a opção de escolher seu assento (janela, corredor ou meio) e / ou suas refeições durante o check-in na web.

Tecnologias em aeroportos oferecem proteção contra contaminações e agilizam o check-in

Como você pode ver, tecnologias agilizam seu check-in, permitindo mais praticidade e conforto no momento do embarque e, graças ao seu uso, aeroportos protegem contra contaminações.

Outra forma de ter uma viagem segura é comprar suas passagens aéreas aqui no Zupper

Estamos preparados para oferecer as melhores ofertas para sua viagem – no Brasil e em todo o mundo.

Comece hoje mesmo a planejar sua próxima viagem:
cote suas passagens com a Zupper!

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
O mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
trackback

[…] Compromissos a serem cumpridos logo ao sair do avião; […]

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem