Turismo cultural: conhecimento e diversão para as suas férias!

Cada vez mais os viajantes têm feito as malas e partido em busca do turismo cultural: conhecimento e diversão para as suas férias!
Muitos destinos estão apostando em roteiros temáticos como uma forma de ajudar os locais a se tornarem mais atrativos para os turistas, além de aumentar sua competitividade como locais para viver, visitar, trabalhar e investir.
Com isso, todo mundo ganha: a economia local, a indústria do turismo e você. Afinal, esta é uma grande oportunidade de relaxar, se divertir e ampliar seu repertório cultural. A combinação perfeita para garantir férias inesquecíveis!
Então embarque nesta jornada entre cultura e turismo – quem sabe você não encontra aqui a inspiração certa para sua próxima viagem?
O que é turismo cultural?
Chamamos de turismo cultural todo movimento turístico que é realizado em bairros, cidades e países que possuem atrações com foco em manifestações culturais.
Estas atrações podem ser encontradas sob os mais diversos formatos:
- Arquitetura;
- Gastronomia;
- Monumentos e locais históricos;
- Festivais culturais, como o de Cinema de Gramado;
- Museus e espaços de arte;
- Santuários religiosos;
- Eventos típicos locais, entre outros.
O turismo cultural é um movimento que vem ganhando força em todo o mundo, sendo uma boa oportunidade para o viajante enriquecer sua bagagem cultural ao conhecer fatos e locais importantes para a história local ou até mundial.
Além do mais, tudo isso impulsiona a preservação da história e a restauração de marcos importantes. Afinal, estes espaços passam a contar com novos subsídios a partir do maior interesse por parte da indústria do turismo.
Uma oportunidade de conhecer a fundo a cultura local
Quando falamos de manifestação cultural, certamente o carnaval é a primeira grande força do turismo cultural brasileiro. Estima-se que só em 2020 os principais destinos do país tenham recebido mais de 36 milhões de visitantes – do Brasil e do mundo.

O desfile das escolas de samba, que acontece anualmente nas capitais carioca e paulista, bem como a programação de blocos e atrações paralelas, tem um papel fundamental na economia local.
Mas a pluralidade do Brasil tem opções para todos os gostos e estilos. Um grande exemplo é o Festival de Parintins, no Amazonas, com seus desfiles dos bois Caprichoso e Garantido. Uma tradição com tamanha força que lá é um dos únicos lugares do mundo onde você pode encontrar uma Coca-Cola com rótulo azul, a preferida dos torcedores do Caprichoso.
Imperdíveis, as festas de São João também atraem fãs por todos os lados do Brasil. A festa acontece em boa parte dos estados brasileiros, mas o São João do Nordeste tem um espaço muito especial dentro do turismo cultural. Todos os anos, cidades como Campina Grande e Caruaru chegam a receber mais de 100 mil pessoas por noite.
Turismo cultural pela história do Brasil
Você é o tipo de viajante que gosta de ver de perto a arquitetura e os marcos históricos? Então basta apontar o dedo pelo mapa do brasileiro: há um pouco de história em cada cantinho do país para ser desbravado.
A princípio, o destino mais lógico é Porto Seguro. Afinal, lá é possível desfrutar de praias deslumbrantes e respirar a história da nossa descoberta através da Rota do Descobrimento.

Nada como conhecer a rica arquitetura colonial e depois relaxar em uma bela praia da orla, com um belo prato de frutos do mar frescos e muita pimenta arretada!
As cidades históricas mineiras, como Ouro Preto e Tiradentes, também são um destino perfeito para quem quer fazer turismo cultural. Suas construções, santuários e monumentos trazem muito da história do país. Além de ser uma excelente oportunidade de saborear a rica gastronomia mineira.
A pré-história do Brasil
Mas que tal voltar ainda mais na história do Brasil? Você pode apostar em um turismo cultural pré-histórico!
A cidade de Souza, na Paraíba, é berço dos primeiros fósseis encontrados no Brasil, em 1897. Mas existem também outros sítios paleontológicos em Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. É lá, na cidade de Uberaba, que fica um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos da América do Sul.
Já o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, foi declarado pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade por conta das pinturas rupestres retratando temas diversos, como cenas de caça e de guerra, do cotidiano das populações que habitaram a região há milhares de anos.
Fonte: BNDES
Além disso, é um passeio repleto de belas paisagens naturais, com seus cânions e outras formações rochosas. Um verdadeiro museu a céu aberto, garantia de fotos incríveis e lembranças mais que especiais.
Turismo cultural: conhecimento e diversão para as suas férias! Encantou-se pelo potencial do turismo cultural em todo o território brasileiro? Então planeje já sua viagem e garanta passagens aéreas e hospedagens mais baratas com a Zupper!