Turismo no Brasil: é inverno no Hemisfério Sul

Turismo no Brasil

Que tal fazer turismo no Brasil durante o inverno? Em nossos últimos artigos aqui no blog, demos várias dicas para quem quer aproveitar o inverno no hemisfério sul viajando para os países vizinhos. Então agora é a hora de compartilhar dicas para quem quer viajar pelo nosso país.

A ideia aqui é fugir do óbvio. Afinal, quando falamos de viajar pelo Brasil no inverno, Gramado e Campos de Jordão são as primeiras escolhas. Por isso, costumam ser destinos populares, com alto fluxo de viajantes – e preços mais altos.

Então o objetivo deste artigo é ir além: do sul ao nordeste, separamos aqui dicas para curtir o inverno no hemisfério sul e explorar novos lugares. Sempre com os melhores preços. Então vamos lá!

5 destinos para fazer turismo no Brasil e curtir o inverno no hemisfério sul

Dias mais frios, paisagens exuberantes e uma boa desculpa para desfrutar de uma gastronomia toda especial. O inverno pode ser uma época incrível para conhecer o Brasil todo.

Se você não quer gastar muito, a primeira dica é ler esse artigo até o final. Aqui você vai encontrar destinos que fogem do circuito tradicional – pois a popularidade pode sair caro. A segunda é fugir do período das férias escolares de julho e apostar nos meses de junho ou agosto.

Depois é só aprontar as malas e se preparar para desembarcar em um destes destinos incríveis!

1) Guaramiranga/CE

turismo no brasil
Foto da Prefeitura de Guaramiranga

A costa do Ceará atrai viajantes durante o ano inteiro, preparados para curtir dias de sol à beira mar. Mas os amantes do frio também têm espaço para curtir a região: Guaramiranga, localizada a cerca de 100km de Fortaleza.

A cidade é considerada a “Suíça Cearense” por conta das baixas temperaturas, que variam entre 15º a 25º – podendo chegar a até 12º em julho. Por isso, considere este destino se você está pensando em fazer turismo no Brasil durante o inverno.

A região toda é perfeita para quem quer desfrutar ao máximo a natureza. Aqui o viajante pode respirar muito ar puro em meio a trilhas e cachoeiras. Tudo cercado de vistas de perder o fôlego, que podem ser conferidas do Mirante da linha da Serra e o Pico Alto, de onde é possível ver um pôr do sol incrível.

Além disso, quem for para Guaramiranga no inverno ainda pode aproveitar dois festivais locais.

  • Festival de Vinhos: considerado o maior do Nordeste, acontece geralmente no início de junho. Reúne sommeliers, enólogos, especialistas e entusiastas;
  • Festival Nordestino de Teatro: são oito dias de espetáculos teatrais, sempre no mês de setembro. Perfeito para quem quer conhecer mais sobre a cultura local de uma forma lúdica e muito divertida.

2) Cunha/SP

turismo no brasil

Sua localização privilegiada, entre as serras da Bocaina, do Mar e da Mantiqueira, garante uma temperatura amena durante o dia. De noite, o clima pede uma lareira – a pedida perfeita para quem está em busca de desfrutar o inverno no hemisfério sul enquanto faz turismo no Brasil. 

Lá também é o lugar ideal para quem é fã de outra grande estrela do nosso inverno: o pinhão. A cidade abriga todos os anos um Festival de Inverno, onde a fruta é a grande estrela.

A região toda também atrai muitos viajantes apaixonados pela natureza e por esportes radicais. Quem for bom de fôlego pode subir até a Pedra da Macela, em meio ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. De lá é possível avistar não apenas Paraty, mas também Ilha Grande e Angra dos Reis.

Mas quem gosta de relaxar pode sentar-se ao sol e apreciar o aroma de lavanda e a tranquilidade em um dos lavandários da cidade. Ou percorrer os inúmeros ateliês de cerâmicas locais, para conhecer as diferentes técnicas ou até adquirir peças incríveis para o dia a dia ou para enfeitar o lar.

3) Domingos Martins/ES

turismo no brasil

O viajante que gosta de fazer turismo pelo Brasil certamente já ouviu falar das belas praias de Guarapari, Vila Velha e Vitória. Mas é nas Montanhas Capixabas que se encontra um dos melhores lugares do país para desfrutar os dias de inverno no hemisfério sul.

Domingos Martins, a cerca de 42 km da capital, é conhecida pela forte influência das comunidades italianas e alemãs na região. Isso pode ser visto na arquitetura local, bem como na gastronomia e nos festivais típicos que acontecem durante o ano todo.

Falando em vista, a cidade também é conhecida pela Pedra Azul, um dos destinos turísticos mais famosos do estado e para fazer turismo no Brasil. A dica é pegar a Rota do Lagarto e apreciar as vistas em seus pontos de parada. Ou encarar as trilhas e ver de perto a rica flora local.

4) Bento Gonçalves/RS

turismo no brasil

Um dos passeios mais populares entre quem vai à Gramado é passar um dia em Bento Gonçalves para conhecer uma vinícola e andar de maria fumaça. Mas a região é tão bonita e cheia de passeios que certamente merece uma viagem só para si.

Para chegar à região existem duas opções de voos: Caxias do Sul ou Porto Alegre. A primeira é mais perto, cerca de 46km de lá, ao Vale dos Vinhedos, enquanto a segunda opção fica a 2h. Porém, Porto Alegre costuma ter uma opção maior de voos, o que acaba resultando em passagens mais baratas.

A viagem compensa: toda a região é repleta de vinícolas dos mais diversos portes, muitas delas com degustações, mini aulas e restaurantes para refeições harmonizadas. 

Além disso, é possível fazer também uma rica imersão na cultura dos imigrantes italianos, uma colônia que marca uma forte presença por toda a Serra Gaúcha.

5) Penedo/RJ

turismo no brasil

Não é só no sul do país que as baixas temperaturas podem trazer até neve. Penedo, que fica a cerca de 170km da capital do Rio, já viu o fenômeno atmosférico em 1985. Mas as baixas temperaturas fazem com que moradores e viajantes ainda sonhem em ver esse momento de novo a cada inverno no hemisfério sul.

Enquanto isso não acontece, existem inúmeras opções de lazer e turismo radical. A rica mata atlântica que envolve a região tem muitas opções para quem curte fazer ecoturismo, com cachoeiras e trilhas. 

Para recuperar as energias, aposte na gastronomia local, como os rodízios de fondue, a saborosa truta da região, os famosos chocolates e o delicioso sorvete artesanal finlandês.

Turismo no Brasil: comece já a planejar sua viagem

Agora que você já conhece os melhores destinos para curtir ao máximo o inverno no hemisfério sul, é hora de colocar o planejamento em prática!

Para isso, conte com a Zupper. Temos as melhores opções de voos e hospedagens. Tudo para você ter acesso aos melhores preços para programar sua próxima viagem.

ACESSE JÁ E GARANTA SUAS PASSAGENS!

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem