Turismo Seguro: Cuidados que todo viajante precisa ter antes de embarcar para uma aventura.

    Estar na expectativa de conhecer um destino novo é empolgante, mas antes de visitá-lo é essencial se atentar a todos os cuidados necessários.

    É geralmente nos começos de ano, férias, feriados e finais de ano que pontos turísticos acabam sendo mais aproveitados pelos viajantes, na maioria das vezes estão entre família, amigos ou até mesmo em excursões. 

    E se antes de viajar a ansiedade é grande para conhecer o destino, ao chegar no local é difícil não ficar deslumbrado com todo o encanto que a natureza tem para oferecer, não é mesmo?
    Quem nunca procurou fazer um registro no lugar mais bonito e instagramável, independente de ser perigoso ou não, e se arriscou para garantir o clique? Ou então, entrou de uma embarcação sem averiguar se os coletes salva-vidas estavam disponíveis para todos a bordo?

    Pois é, quando falamos de qualquer tipo de viagem alguns cuidados são indispensáveis para viajar com segurança e isso inclui desde o seu deslocamento até o local de visitação. 

    Continue a leitura e confira todos os cuidados necessários para fazer uma viagem tranquila e com ótimas recordações.

    Dúvida: Seguir ou não seguir as indicações na hora de planejar uma viagem?

    Todo mundo tem o sonho de conhecer um destino, seja ele nacional ou internacional. Na maioria das vezes, o desejo de realizar essa viagem está atrelado a uma fotografia que você viu, o relato de algum conhecido que visitou um país, o desejo de conhecer suas origens ou até mesmo algum filme, ou série que você ama.

    Independente de como esse sonho surgiu, a fase de planejar a viagem inclui indicações de conhecidos, avaliações na internet e aquele famoso telefone sem fio, que ninguém sabe da onde ou quem surgiu com aquela recomendação.

    E é por isso que é tão importante antes de embarcar para uma aventura fazer uma pausa para saber não só o que te contaram, mas também para pesquisar em sites oficiais sobre:

    1. Órgão fiscalizador ou status de manutenção do local;
    2. Períodos do ano e horários indicados para visitar;
    3. Entender se o local apresenta limite máximo de turistas;
    4. Se existem restrições para pessoas com deficiência;
    5. Saber se o local está preparado com alertas em caso de desastres naturais;
    6. Se existe alguma sinalização ou área de escape em caso de emergência;
    7. Saber se nas proximidades existem corpo de bombeiro, salva-vidas ou até mesmo um posto de saúde;
    8. Entender se o passeio exige guia turístico para visitação;

    Todos prontos para a aventura começar?

    Depois de fazer uma pesquisa completa para seguir rumo ao tão sonhado destino, o mais indicado é fazer um checklist completo de tudo que será necessário levar, desde roupas e acessórios corretos até as documentações necessárias e carteira de vacinação. Afinal, existem destinos onde só é possível a visitação se estiver imune a determinadas doenças.

    No caso de viagens que têm como destinos passeios que envolvem trilhas e escaladas de alto grau de dificuldade, é importante antes de sair de casa visitar um médico e verificar se sua saúde está em dia. Se tiver um personal ou treinador esportivo, não deixe de aproveitar para pegar dicas com quem possui mais experiência.

    Existem viajantes que também querem se aventurar em experiências mais profundas no mar ou até mesmo em queda livre e para qualquer uma delas, conhecer o profissional antecipadamente e procurar por suas certificações é o mais recomendável para manter a segurança em todas as etapas do passeio.

    Você está preparado caso imprevistos e acidentes aconteçam?

    Mesmo pesquisando sobre o destino que irá conhecer e seguindo todas as recomendações, imprevistos e acidentes podem surgir pelo caminho. E muitos viajantes não gostam nem de pensar ou cogitar a ideia de que algo possa sair do controle. 

    Mas existem situações de causas naturais ou até mesmo negligência de órgãos fiscalizadores que podem interromper o passeio. Um exemplo mais recente é o desabamento de um paredão no lago de Furnas, em Capitólio (MG), que atingiu embarcações que estavam bem próximas às encostas. As causas ainda estão sendo investigadas, mas além das chuvas intensas dos últimos dias na região, pesa o fato do local ser basicamente formado por rochas que possuem uma resistência menor.

    Infelizmente já se somam mais de 30 pessoas feridas e 10 mortes. As buscas ainda continuam e as autoridades responsáveis procuram tomar providências para evitar que esse episódio se repita.

    Nesse momento de dor e perda o país sente esse trágico acontecimento e pede por mais vistorias e regulamentações em todos os pontos turísticos que o Brasil abriga, para que só assim, possamos viajar e praticar o turismo seguro.

    Já sabe o que fazer para viajar com segurança?

    Após essa leitura, com certeza agora terá mais cuidado ao se jogar em destinos paradisíacos pelo Brasil ou praticar o turismo selvagem, certo? E para qualquer uma dessas opções, além das nossas super dicas no blog, você também pode contar com ofertas imperdíveis em passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens na zupper.

    0 0 votos
    Article Rating
    Se inscrever
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    Feedbacks em linha
    Ver todos os comentários

    Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

    Organize sua viagem com economia

    passarinho

    destinos Relacionados

    Mais destinos para sua próxima viagem