Um tour pelos bistrôs franceses: uma porção de charme e sabor

    Um tour pelos bistrôs franceses: uma porção de charme e sabor

    Os bistrôs parisienses além de charmosos, são parada obrigatória para todo viajante que visita Paris. Eles são uma grande oportunidade de apreciar a cultura local mais de perto, pois neles o turista pode encontrar os mais tradicionais pratos da culinária e confeitaria francesa por um preço até mesmo mais acessível. Um tour pelos bistrôs franceses: uma porção de charme e sabor

    Por isso, reunimos aqui uma seleção dos locais preferidos de nossos viajantes. Então prepare o biquinho e o paladar: você está prestes a experimentar a parte mais gostosa da cultura deste destino inesquecível!

    Mas o que significa bistrô?

    Os bistrôs franceses são conhecidos na Europa e em todo o mundo por suas refeições rápidas e tradicionais. A história diz que o conceito surgiu durante a ocupação napoleônica. Isso porque os soldados russos corriam para os restaurantes locais e gritavam: “bystro”!

    Bystro, que é быстро escrito em cirílico, significa “rápido” ou “pressa”. Portanto isso levou à criação dos bistrôs, com refeições rápidas e servidas a preços médios.

    5 bistrôs franceses para seu roteiro gastronômico

    Como você acabou de ver, os bistrôs fazem parte da herança histórica e cultural da cidade. Além disso, alguns deles ainda são verdadeiros pontos turísticos. Seja pela gastronomia ou valor histórico. Confira:

    1) Café de La Paix

    Muito próximo da Ópera Garnier, este lugar borbulha cultura e história. Até sua atmosfera lembra um pouco um museu. Por lá já passaram grandes escritores franceses, como Emile Zola e Guy de Maupassant.

    Fonte: Alexandre Taleb

    2) Café de La Rotonde 

    Uma das maiores curiosidades do local está nas formas de pagamento que eram aceitas antigamente, pois artistas como Modigliani e Picasso frequentavam o local, aberto em 1911, e quando não tinham dinheiro vivo para pagar, pagavam com suas obras de arte!

    3) Café Des Deux Moulins

    Os fãs de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” certamente conhecem este charmoso local em Montmartre. Por isso, aqui você saboreia os deliciosos pratos do menu cercado por inúmeras referências ao filme. Além dos anões de cerâmica, estrategicamente posicionados no banheiro.

    Fonte: Diário de Navegador

    4) Le Chardenoux

    Fundado em 1908 pela família que dá nome ao local, o restaurante agora é classificado como monumento histórico da França. Se o interior estiver cheio, há algumas mesas ao ar livre — na calçada, ao estilo parisiense.

    5) L’Escargot

    Patrimônio tombado da cidade, esse é um dos bistrôs franceses que tem servido em seu cardápio uma manteiga deliciosa e escargots desde o Segundo Império. Para saber se você chegou ao lugar certo, basta olhar para cima e ver a estátua de um belo escargot dourado sobre a entrada!

    Fonte: Fxcuisine

    Dicas para agir como um local nos bistrôs franceses

    A gastronomia é uma parte importante de qualquer viagem. Afinal, ela também é um recorte cultural daquele país e daquele povo, ajudando a reconhecer os hábitos locais. 

    Então aqui estão algumas dicas para tornar cada refeição em uma boa experiência em sua viagem:

    Pontualidade é fundamental

    Chegue a tempo para sua reserva, pois a pontualidade ali é um sinal de respeito. Como cortesia, certifique-se de ligar com antecedência para cancelar se você não puder ir.

    Não devore o pão na entrada

    Na França, o pão é feito para acompanhar a refeição. E não como um aperitivo, diferente do couvert no Brasil. Por isso você também não verá manteiga sendo servida neste momento. Então seu pedaço de pão deve ser mantido na mesa, sempre ao lado do seu prato.

    Champanhe: um bom começo

    Embora os coquetéis sejam tendência na França, não é comum pedir um antes do jantar em bistrôs franceses. Já uma taça de champanhe é sempre a escolha certa!

    Peça o menu de três pratos

    Uma das vantagens de comer em bistrôs é a possibilidade de saborear pratos rápidos e frescos. O menu de três pratos é a garantia de que o chef vá servir os produtos mais frescos do mercado. Além disso, é o melhor negócio, pois geralmente tem um preço melhor que os pratos individuais à la carte.

    Cuidado com o ponto da carne

    Bistrôs franceses, no geral, levam sua carne muito a sério. Então isso significa que quem prefere ao ponto ou bem passado não vai ter muita sorte. Inclusive, nestas situações, é comum que o garçom sugira uma opção com peixe ou frango.

    Sempre use talheres

    Os franceses na maioria das vezes preferem se servir com garfo e faca e dificilmente utilizam as mãos e dedos para comer.

    Se o objetivo da sua viagem é fazer uma imersão na cultura francesa, fique atento a essa questão!

    Cuidado ao chamar o garçom

    O termo significa garoto em francês. Então a dica é sempre chamar o funcionário do salão de Monsieur ou Mademoiselle. Inclusive, “mademoiselle” é usado para mulheres jovens. Porém, garçonetes de todas as idades gostam de ouvir isso.

    “L’addition, s’il vous plaît”

    Sua conta só será entregue à sua mesa quando você solicitá-la. Para isso, basta chamar a atenção do garçom (ops!) e fazer o sinal universal da conta com os dedos.

    Atente-se às taxas de serviço

    Na França, existe uma taxa de serviço de 15% que é adicionada automaticamente à sua conta. Você pode encontrá-la na parte inferior do cupom, descrita “servis compris“ ou IVA.

    No entanto, isso não é incorporado à remuneração dos funcionários do salão. Então se o serviço for particularmente bom, você pode querer adicionar um pouco mais (cerca de 10 por cento) para mostrar seu contentamento.

    Vamos planejar uma ida aos bistrôs franceses agora mesmo?

    A França é um país encantador. Aqui cultura, história, arquitetura e gastronomia  tornam até mesmo uma volta no bairro – ou arrondissements – em uma experiência única.  Um tour pelos bistrôs franceses: uma porção de charme e sabor.

    Com o avanço da vacinação, estamos gradativamente experimentando uma volta do turismo. Então, planejar sua viagem o quanto antes pode garantir um orçamento mais enxuto. Para isso, conte com a Zupper. Você vai encontrar os melhores preços para passagens aéreas e hospedagens em um só lugar.

    COMECE JÁ: COTE SUAS PASSAGENS COM A ZUPPER!

    0 0 votos
    Article Rating
    Se inscrever
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    Feedbacks em linha
    Ver todos os comentários

    Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

    Organize sua viagem com economia

    passarinho

    destinos Relacionados

    Mais destinos para sua próxima viagem