Vacinas para viagens nacionais e internacionais – fique por dentro!

Vacinas para viagens nacionais e internacionais

As vacinas para viagens nacionais e internacionais não são uma preocupação atual, ao contrário do que se pode pensar. 

Apesar do cenário causado pela pandemia, há muitos anos os viajantes precisam estar com a imunização em dia para entrar em certos países ou regiões do Brasil.  

Por isso é tão importante estar com as vacinas em dia antes de fechar as suas malas.  

Mas você sabe a importância ou quais delas precisam ser tomadas antes de entrar no avião e seguir para seu destino?  

Pois foi para esclarecer as dúvidas sobre vacinas para viajantes que nós preparamos este artigo para você. Confira! 

A importância das vacinas para viagens nacionais e internacionais 

Uma carteira de vacinação atualizada é um cuidado essencial para todos – e não pode ser esquecido na hora de viajar. 

Listamos aqui três pontos que ajudam a entender a relevância das vacinas para viagens nacionais e internacionais: 

Risco de doença 

Se você estiver viajando para um destino exótico, por exemplo, corre o risco de contrair uma série de doenças que seu corpo não está preparado para combater. Por isso, é importante receber as vacinas adequadas como medida preventiva.  

Proteção de fronteiras  

As vacinas são importantes para impedir que uma pessoa infectada entre em um país, levando consigo alguma doença e iniciando um problema de saúde no local – algo que vimos ocorrer com a Covid-19. 

Economia  

Contrair uma doença pode gerar um gasto inesperado e até bastante elevado com hospitalização e assistência médica. Isso pode ser um baque no planejamento financeiro de sua viagem e até mesmo levar ao fim dela.  

Quando consideramos que o serviço de saúde brasileiro oferece vacinas gratuitamente, o prejuízo parece ainda maior, não é verdade? 

Vacinas para viagens nacionais e internacionais: o que é preciso fazer? 

Segundo o Itamaraty, “as exigências em relação às vacinas podem variar de um país para outro e também ao longo do tempo”. 

Vacinas para viagens nacionais e internacionais

Por isso, ao planejar o roteiro de sua próxima viagem, verifique a obrigatoriedade das vacinas. Você pode obter essa informação através da Embaixada ou Consulado do país para onde pretende ir.  

Além disso, atente-se às datas: o viajante deve tomar as vacinas para viagens nacionais e internacionais necessárias pelo menos um mês antes da data da partida.  

Esse cuidado é necessário para garantir o maior nível de proteção possível contra uma doença. 

Fatores determinantes na vacinação para viajantes 

Alguns fatores são determinantes na hora de atualizar sua carteira de vacinação para as próximas férias ou viagem corporativa, incluindo: 

  • Destino: alguns países exigem comprovante de vacinação para certas doenças, como febre amarela e poliomielite. Além disso, viajar para países em desenvolvimento e áreas rurais pode colocar o viajante em contato com mais doenças. Dessa forma, talvez seja necessário tomar mais algumas vacinas para o embarque seguro; 
  • Histórico médico: viajantes grávidas, com uma doença em curso ou sistema imunológico enfraquecido podem precisar de vacinas adicionais; 
  • Carteira de vacinação: é importante estar em dia com as vacinações de rotina. Embora doenças como o sarampo ainda sejam raras no Brasil, são comuns em outros países. Como você pode ver na lista a seguir, boa parte das vacinas exigidas já fazem parte do calendário nacional de vacinação.  

Como garantir todas as vacinas para viagens nacionais e internacionais? 

Vacinas para viagens nacionais e internacionais

O viajante deve comparecer a um posto de vacinação municipal ou estadual, munido de um documento de identidade com foto. Também é possível garantir as doses em uma clínica particular, caso não estejam disponíveis na rede pública no prazo necessário. 

As vacinas para viagens nacionais e internacionais mais recomendadas são: 

  • Difteria; 
  • Tétano; 
  • Hepatite B; 
  • Sarampo; 
  • Febre Amarela; 
  • Caxumba; 
  • Rubéola, 
  • Tuberculose. 

Ao fim do processo, as vacinas serão registradas no Cartão Nacional de Vacinação. A partir daí, o viajante que pretende sair do país precisa emitir seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). 

Atualmente, o processo é todo realizado digitalmente, através de um cadastro realizado no Portal gov.br. O processo é gratuito e dura em torno de 5 a 10 dias úteis.  

O documento permanecerá disponível na plataforma e poderá ser impresso sempre que necessário. O que facilita em caso de perda ou roubo de documentos antes ou durante sua viagem

E a vacina contra a Covid-19? 

Você certamente deve ter feito essa pergunta aí. Afinal, a vacina contra a Covid-19 também não é uma das vacinas para viagens nacionais e internacionais necessária atualmente? 

A resposta é complexa. Hoje muitos países mantêm as fronteiras fechadas para brasileiros. Tanto que, até o momento em que este artigo foi escrito (maio/2021), o CIVP não estava sendo emitido para a vacina contra o coronavírus. 

Para entrar em alguns países, como os Estados Unidos por exemplo, os viajantes precisam fazer 14 dias de quarentena. Geralmente, no México, Bahamas e Costa Rica.  

Já a Europa só permite o ingresso de brasileiros residentes, que possuam passaporte europeu ou familiares de 1º grau residentes no continente.  

Além disso, é preciso apresentar exame de PCR negativo (em alguns casos feito no próprio destino). Mesmo que já tenham recebido as duas doses de imunização. 

Mas a boa notícia é que cada vez mais países estão revendo suas políticas de acesso à fronteira, conforme a vacinação se torna mais contínua em todo o mundo. 

Então pode começar a planejar aquele super roteiro. Afinal, muito em breve ela poderá sair do papel para se transformar em um monte de fotos maravilhosas e lindas lembranças afetivas. 

Mas não esqueça: providencie suas vacinas para viagens nacionais e internacionais e evite surpresas! 

Comece agora mesmo: clique e busque as passagens com os melhores preços aqui na Zupper! 

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem