Veja 5 dicas para tirar fotos de viagem incríveis

    Veja 5 dicas para tirar fotos de viagem incríveis

    Com smartphones avançados, todos têm uma câmera à mão. Se os recursos forem explorados corretamente, é possível conseguir fotos de viagem incríveis!

    As fotografias são um grande retrato da memória. Quem nunca relembrou momentos vendo fotos? Ou teve vontade de conhecer lugares por conta de belas paisagens estampadas em revistas ou sites?

    Fotografia e viagem andam de mãos dadas. Se você é viajante e apaixonado por fotografar, saiba que esse texto é dedicado a você. A seguir vamos trazer dicas para ajudar você a fazer fotos de viagem incríveis usando os recursos disponíveis.

    A viagem começa no planejamento

    Antes de qualquer clique, porém, a viagem começa no planejamento. Qual o destino, como lidar com hospedagem e passagens, qual o orçamento disponível – são muitas as questões que devem ser solucionadas.

    Para tudo dar certo é recomendado agir com antecedência. Da reserva de passagens à pesquisa por preços, priorizando sempre as melhores cotações, escolha a parceira ideal para ajudar a realizar a sua viagem. 

    E, claro, pense em como vai registrar as paisagens visitadas, já que as fotos de viagem cumprem o papel de manter vivos na memória os momentos do passeio e as aventuras do percurso.

    Atualmente, a avançada tecnologia dos smartphone permite que todos possam tirar fotos de qualidade tendo apenas um celular em mãos. Mas qualquer fotografia pode ficar ainda melhor se forem consideradas algumas dicas voltadas ao enquadramento e iluminação, por exemplo.

    Nada complexo, mas que, de fato, faz muita diferença. A seguir vamos enumerar algumas dicas simples que podem ajudar você a fazer boas imagens, seja com o celular ou com uma câmera profissional.

    Importante lembrar que, no caso de se usar a câmera, no modo manual você poderá aproveitar todos os recursos e ajustes disponíveis – consulte o manual para saber mais, se achar necessário.

    O celular, geralmente, já possui inteligência capaz de detectar alterações de iluminação, foco e brilho da imagem, por exemplo, automaticamente.

    Vamos às dicas para fotos de viagem que ficarão na história.

    1. Dê atenção ao Enquadramento

    Fazer uma foto enquadrada faz com que tudo seja visto com mais harmonia. É questão de simetria, de se preocupar com a colocação dos elementos. 

    Uma foto com bom enquadramento permite que você selecione aquilo que deseja aparecer na imagem: pessoas ao fundo, movimentos, objetos. Escolha como deseja as fotos de viagem e coordene o enquadramento da imagem.

    Veja algumas formas interessantes de enquadramento:

    • Elementos naturais: conte uma história aproveitando a paisagem à sua volta, enquadre a pessoa entre duas árvores, por exemplo;
    • Enquadramento dentro de outro enquadramento: chame a atenção para sua foto, usando portas, janelas, espelhos, molduras em volta do objeto de seu clique;
    • Fotografe itens em movimento: essa é uma forma de obter fotos e viagem diferentes e bonitas;
    • Use do plano americano: quando fotografamos a pessoa da cintura para cima;
    • Mude a centralização: ainda que a primeira ideia seja centralizar o que vai ser fotografado, procure variar, enquadrando em um dos lados e preenchendo o outro com algo bonito e que chame a atenção.

    2. Confira a iluminação

    Aqui pensemos em alguém que fotografa com celular, ao ar livre. De fato, é assim que acontece a maior parte das fotos durante as viagens – em passeios, almoços e atividades diversas.

    A iluminação do ambiente é determinante na qualidade da foto, por isso atenção aos horários especiais que favorecem o clique de uma boa foto. Recomenda-se usar as primeiras horas da manhã, quando o sol ainda não despontou por completo, ou o final da tarde.

    O entardecer, em particular, pode ser uma grata surpresa nas suas fotos. Isso porque as luzes já difusas com a queda do sol lançam cores surpreendentes no céu, já que as luzes,  refletidas nas nuvens, enaltecem a paisagem e tornam aquela foto realmente inesquecível.

    No caso de fotografias à noite, não se esqueça de ativar o recurso do flash, que proporciona uma luz artificial capaz de fazer o contraste necessário para a execução da foto.

    Cuidado com fotos de viagem tiradas em frente à luz, elas exigem bastante técnica para aproveitar o momento e evitar que o objeto fotografado fique na sombra.

    Dica extra: roupas e paisagens coloridas ajudam bastante a deixar as fotos de viagem ainda mais bonitas e interessantes – o mesmo vale para criançasque, por si só, costumam render ótimas fotografias!

    3. Explore possibilidades

    Já falamos dos inúmeros recursos das câmeras atuais, mesmo as de um celular, mas a forma de usar também influencia completamente o resultado.

    Teste diferentes ângulos, faça a captação de múltiplas imagens. Experimente diferentes iluminações, de baixo para cima, lateralmente… Algumas vezes as melhores fotos de viagem surgem após várias tentativas.

    4. Não menospreze as selfies, elas também garantem boas fotos de viagem

    Quando se está viajando sozinho, sobretudo em um país estrangeiro, nem sempre você se sente à vontade para pedir a outras pessoas que tirem sua fotografia. 

    Em muitos casos, o jeito é fazer o clique sozinho. A selfie é a forma mais prática de se incluir nos registros sem precisar de ninguém.

    Siga, dentro do possível, as dicas anteriores para boas fotos de viagem e adquira um bastão de selfie – inclua esse item já em seu planejamento financeiro de viagem. Ele pode ajudar muito nessa missão, aumentando o ângulo da câmera e facilitando a captura da foto.

    5. Deixe o seu acervo a salvo!

    Muitas vezes a dinâmica da viagem é corrida. Rotina de passeios, visitas… aquela agenda turística cronometrada no relógio. 

    Mas lembre-se de salvar suas fotos, seja em um cartão de memória, no computador (caso tenha um na viagem) ou em arquivos em nuvem. Pesquise no seu celular se existe algum recurso de salvamento automático disponível.

    Dessa forma, é possível curtir todos os momentos, registrando as fotos, sem a preocupação de perder as lembranças da sua viagem!

    Neste artigo você viu dicas práticas para que suas fotos de viagem fiquem lindas e registrem as belezas de seu roteiro. Agora, para obter as melhores cotações de passagem, conte com os serviços da Zupper Viagens: pesquise seu destino já!

    0 0 voto
    Article Rating
    Se inscrever
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    Feedbacks em linha
    Ver todos os comentários

    Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

    Organize sua viagem com economia

    passarinho

    destinos Relacionados

    Mais destinos para sua próxima viagem