Viagem para Ubatuba, em São Paulo: praias quase desertas e mata atlântica

viagem para ubatuba

Uma viagem para Ubatuba é sempre uma opção para quem quer fugir dos grandes centros e aproveitar a natureza – mas sem deixar o conforto e a praticidade de lado.

Afinal, a cidade concentra lindas praias (algumas até mais selvagens) e uma infraestrutura completa de hospedagem e entretenimento a poucas horas da capital e Grande São Paulo.

Nesse lugar mágico, é possível praticar o turismo consciente, mantendo o distanciamento social, curtindo praias desertas ou com pouquíssimas pessoas.

Então se você quer aproveitar as vantagens do home office para trabalhar em outros cenários, Ubatuba pode ser a escolha certa. Saiba mais com a leitura a seguir.

Quando marcar sua viagem para Ubatuba?

Embora a cidade seja conhecida pelas belas praias e dias de sol, também é conhecida pelo apelido “Ubachuva”. Isso acontece porque a região costuma ter chuvas no final da tarde, especialmente entre os meses de dezembro e fevereiro.

Porém, compensa: nesse período o mar fica mais límpido, calmo e com temperaturas mais quentes. Perfeito para relaxar com a família ou a dois.

Então, comece já a planejar sua viagem para Ubatuba!

Monte o roteiro de sua viagem para Ubatuba já

Esse é um destino que agrada aos mais variados públicos. Afinal, Ubatuba tem mais de 100 km de costa e mais de 100 praias para serem desfrutadas pelos viajantes.

Veja a seguir como montar seu roteiro – começando pelo lugar certo para se hospedar.

Onde se hospedar em Ubatuba

Além das condições climáticas, existe também outro fator determinante para escolher quando e onde ficar em Ubatuba: os feriados.

Como a cidade é cortada pela Rio-Santos, sendo este o único caminho para acessar as praias, os feriados geram um fluxo alto de visitantes.

Portanto, em épocas de distanciamento social, a melhor opção é evitar períodos de aglomeração.

Além do mais, indo em períodos mais tranquilos, você vai evitar perder tempo de sua viagem para Ubatuba ao se deslocar entre uma praia e outra.

Por fim, nossa dica de hospedagem é: escolha uma acomodação próxima a uma praia que combine mais com seu estilo:

Praias mais urbanas

Mais próximas de Caraguatatuba, ao sul de Ubatuba, estas praias costumam reunir o maior volume dos visitantes da região.

Ali é possível encontrar quiosques à beira mar e o clima ideal para quem vai apenas relaxar.

Nesta área, as praias mais populares são Toninhas, Maranduba e Enseada. Esta última sendo a grande preferida para quem viaja com crianças, por conta de seu mar calmo.

Portanto, sugerimos que deixe para conhecê-las quando a pandemia passar – afinal, você vai ter vontade de voltar para continuar a explorar os encantos de Ubatuba.

Praias mais rústicas

Por outro lado, as praias do norte têm uma atmosfera mais natural, ótima, também, para quem busca uma viagem de autoconhecimento e o turismo consciente.

Mas mesmo assim a região oferece boas opções de hospedagem, além de restaurantes e outros empreendimentos para você ter o conforto necessário, seguindo os protocolos de segurança.

Itamambuca, por exemplo, é o grande point do surf, abrigando inclusive alguns campeonatos desse esporte. Já o canto direito da praia tem águas menos agitadas e uma lagoa, que se forma na maré cheia.

Além disso, a região tem ainda as praias de Almada, Ubatumirim e Camburi (segunda foto), com uma beleza natural estonteante.

E para quem gosta de cachoeiras Ubatuba tem várias, duas delas. Só em Camburi são duas: as cachoeiras da Escada e dos 3 Poços!

Prepare a máquina porque não faltarão paisagens deslumbrantes para tirar fotos lindíssimas!

Menos praia, mais infraestrutura

Essa é localidade ideal para quem vai usufruir do transporte público na região. Afinal, ali, na Praia do Cruzeiro, ficam a rodoviária e o terminal de ônibus da cidade – ainda que alugar um carro seja mais prático e garanta maior proteção.

O bairro ao lado, Itaguá, também é a opção para quem quer estar próximo a infraestrutura mais completa. Ali há uma ampla oferta de restaurantes e mercados.

Esses estabelecimentos, assim, como transportes locais, se adequaram às regras de proteção contra a Covid-19, mas faça também sua parte. Confira nosso infográfico com dicas para viajar com segurança durante a pandemia!

Porém, ali estão as praias com mais movimento. O ideal é mesmo se deslocar para usufruir de locais menos movimentados – e, além de tudo, ainda mais bonitos!

Mas há uma vantagem nisso: as opções de hospedagem com custos mais baixos se encontram no Centro. Então se você puder fazer sua viagem durante a semana ou fora dos feriados, esta pode ser uma boa opção para esticar seu orçamento.

Outra forma é reservar seu local de hospedagem com a Zupper – vale muito a pena conferir as opções!

O que fazer em Ubatuba

Uma viagem para Ubatuba é perfeita para quem quer desfrutar das belezas da Mata Atlântica e de ótimos momentos para descansar o corpo e as ideias.

Ela une o conforto, proporcionado pela infraestrutura local, com a busca de uma maior comunhão com a natureza.

Longe de aglomerações, por exemplo, é possível relaxar na Praia do Felix e Prumurim – com direito a banho de água doce na Cachoeira do Prumirim.

Tem, ainda, a Trilha das Sete Praias: 10 km de caminhada e muitas praias incríveis pelo percurso. Entre elas: Bonete, Praia do Cedro do Sul e da Lagoinha.

Uma viagem para Ubatuba também reserva verdadeiros paraísos, prontos para serem descobertos por turistas com disposição para encarar caminhadas em locais lindos e escondidos. Um exemplo? A bela Praia Domingas Dias

Para curtir esse paraíso de almas calmas e uma pequena fonte de água doce, além da bela vegetação, é preciso ir até o fim da ponta direita da Praia do Lázaro, atravessar um caminho estreito e … se surpreender!

Viagem para Ubatuba: como chegar?

Como Ubatuba fica a cerca de 3 horas de São Paulo e Guarulhos, cidades onde se encontram os aeroportos mais próximos (Congonhas e Guarulhos, respectivamente), é possível fazer parte do trajeto de avião (caso você venha de outras regiões do Brasil, têm ônibus que saem do Terminal Tietê) e depois completar a viagem de ônibus ou carro.

Para maior segurança e comodidade, alugar um carro é mesmo a melhor opção. Até porque vai facilitar a ida a um maior número de praias, cachoeiras e outras belezas de Ubatuba.

A viagem para Ubatuba de carro já é um belo começo para a curtição. Afinal, o caminho pela BR 101 – Rio Santos tem paisagens incríveis. Difícil é resistir a parar o carro para tirar algumas fotos no acostamento!

A Azul é uma opção: através do projeto Azul Conecta, oferece voos diretos, que deixam a viagem para Ubatuba mais rápida, durante o verão – consulte-nos sobre a disponibilidade. 

Prepare-se com todos os cuidados necessários para aumentar sua proteção, e de quem viajar com você, e faça uma viagem para Ubatuba. Esse pequeno paraíso tem tudo para te encantar e se tornar um dos seus destinos preferidos.

Por isso, não perca tempo: conte com a Zupper para encontrar as melhores passagens para esse local encantador.

Pesquise já sua passagem para Ubatuba!

0 0 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Planeje sua próxima viagem com mais flexibilidade

Organize sua viagem com economia

passarinho

destinos Relacionados

Mais destinos para sua próxima viagem